CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Escola “Profª Stella Maris” promove atividades e palestras em alusão ao Setembro Amarelo

http://www.minhasaojose.com.br

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e combate ao suicídio, a Escola Profª Stella Maris Barbosa Catalano” elaborou e promoveu algumas atividades de estratégias motivacionais junto a seus alunos. De acordo com a diretora da instituição, Cristiane de Oliveira, foram confeccionadas fitas amarelas, símbolo da luta e do mês, e distribuídas aos alunos para promover a conscientização e diálogo sobre suicídio.

“Alguns professores abordaram este assunto durante as aulas a fim de desenvolver habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia e resiliência”, observou.

Para enriquecer a programação também foi promovida uma palestra sobre superação. Dante Lemes, ex-aluno da escola, falou com alunos do Ensino Fundamental II, no período da manhã e da tarde, apresentando sua trajetória de superação depois do acidente que, há alguns anos, causou sua paraplegia.

Dante mostrou como a paraplegia trouxe uma série de obstáculos que ele jamais imaginava que um dia enfrentaria. Ele contou à plateia que, após o acidente, ao acordar no hospital e descobrir que não conseguia movimentar suas pernas, houve um sentimento constante de revolta e desânimo, a ponto de pensar em desistir da vida. Ele chama este período inicial de dias ruins, que foram os mais difíceis em sua jornada.

Dante Lemes, que ficou paraplégico após sofrer um acidente, falou sobre a coragem e a importância de superar as adversidades da vida

Mas ele também mostrou como, aos poucos, aprendeu a trabalhar e fortalecer sua saúde emocional para transpor esses novos obstáculos. “Compartilhando fotos e vídeos dos processos da fisioterapia, conseguiu dividir com os estudantes o sentimento de alegria e valorização por pequenas conquistas que passaram a ser parte dos dias bons”, contou a professora.

Os alunos, com as fitas amarelas nos pulsos, assistiram com atenção a palestra e foram encorajados a superar suas próprias dificuldades e reagir diante dos problemas, com o objetivo de mudar o rumo das coisas. Dante destacou que “a nossa situação atual é, em grande parte, resultado das nossas ações até ali. Dessa forma nós somos responsáveis por elas e de nada ajuda tentarmos transferir as responsabilidades dos nossos problemas e reclamar”.

“Em síntese, a palestra trouxe um grande encorajamento e reflexão aos nossos alunos sobre a importância de lutar pela vida e superar as adversidades”, concluiu Cristiane.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br