Escola “Laís Viana” completa 9 anos: A arte da Dança para todas as idades
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
A democratização da arte de dançar: a dança e o movimento para todos. Com essa proposta, a Escola de Dança Laís Viana abriu novas possibilidades e perspectivas sobre as diversas modalidades em São José do Rio Pardo, e neste 2023 completa 9 anos.
Em entrevista com a bailarina, professora e empresária Laís Viana, o www.minhasaojose.com.br retrata um pouco da história dessa tradicional escola, bem como a união, a paixão e a dedicação entre os alunos, de todas as idades, que a frequentam.
Como não poderia ser diferente, Laís também destacou seu amor à Dança, que faz parte de sua vida desde muito pequena. Ela dedicou-se aos estudos, os quais se dedica até hoje, o que a tornou o carro-chefe de sua escola, atuando também como professora, bailarina.
Laís observou que apesar das variadas modalidades disponíveis aos alunos, o curso mais procurado é o Ballet Clássico.
Ela afirmou, ainda, que muitos sonhos se realizaram ao longo desta quase uma década de muito trabalho, principalmente nas diversas competições em que a Escola participou e obteve excelentes resultados, bem como os Cursos Profissionalizantes, reconhecidos pelo MEC, e o Curso Técnico, com duração de 18 meses.
“Nosso diferencial é termos uma equipe capacitada e oferecer todos os cursos com a máxima qualidade. Prezamos pelo aprendizado, por isso que aqui todas as nossas turmas são dividas por idade e nível, assim conseguimos trabalhar de maneira correta, respeitando o desenvolvimento de cada idade”, disse Laís.
Natália Tiezzi: Laís, quantos cursos a Escola oferece atualmente?
Laís Viana: Cursos Profissionalizantes – Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea. Cursos Livres – Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, técnica em ponta e Ballet de repertório.
Qual a idade mínima para ingressar nos cursos?
Nos Cursos Livres, a partir de 2 anos. Já os Cursos Técnicos são destinados a proporcionar habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos ao Ensino Médio, podendo ser oferecido de forma concomitante ou sequencial a este, sendo que a expedição do Certificado de Técnico em Dança só poderá ocorrer desde que o interessado apresente o certificado de conclusão do Ensino Médio.
Qual é curso mais procurado?
O Curso que mais temos procura é a modalidade de Ballet clássico.
Neste 9 anos, quais foram as principais conquistas e participações?
Desde que iniciou as atividades, a Escola buscou participar de diversas competições, onde obtivemos grandes conquistas em todas as modalidades, mas uma das maiores foi obter o Curso Profissionalizante reconhecido pelo MEC, já que o mais próximo seria em Ribeirão Preto, onde os interessados teriam que se deslocar de cidade para a sua realização profissional na dança. E agora podem fazê-lo aqui em Rio Pardo.
E qual é o principal diferencial da Escola?
O nosso diferencial é termos uma equipe capacitada e oferecer todos os cursos com qualidade. Prezamos o aprendizado, por isso que aqui todas as nossas turmas são dividas por idade e nível, pois assim conseguimos trabalhar de maneira correta, respeitando o desenvolvimento de cada idade.
Há alguma novidade em curso para esses próximos meses?
O Curso Técnico é a nossa novidade, já que o mesmo tem a duração de 1 ano e meio.
Apresentações de final de ano: Já há algo que possa falar sobre elas?
O espetáculo de fim de ano da nossa Escola já se tornou tradição entre os pais, alunos e para a nossa população. Esse ano soma-se o 8° Espetáculo. Já estamos com a organização interna, produzindo figurinos, inscrições e também os ensaios. Esse ano o tema definido é “A Pequena Sereia”, um espetáculo lindo, cheio de detalhes. O mesmo será apresentado nos dias 1 e 2 de Dezembro, na quadra do Rio Pardo Futebol Clube. Todos os bailarinos e bailarinas de nossa Escola são convidados a participarem, já que o elenco é formado por todas as nossas turmas.
Laís, o que a arte da Dança significa em sua vida?
A Dança é algo que não se explica: na maior parte ela é sentida. Mas, resumindo, a Dança é capaz de mudar, de transformar e em minha vida sinto-me renovada todos os dias. Amo trabalhar com a Dança e me sinto realizada!
Como a Dança pode contribuir à vida das pessoas?
A Dança pode contribuir de várias maneiras. Além da atividade física, é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.