Fake News, aumento dos assaltos e Mutirão da Saúde foram alguns assuntos abordados pelos vereadores na Câmara
A 38ª Sessão Ordinária da Câmara, promovida terça-feira, dia 5, foi marcada, novamente, por alguns assuntos que os vereadores já haviam abordado em outras ocasiões, a exemplo do aumento no número de assaltos em residências na cidade.
O vereador Paulo Sérgio Rodrigues voltou a falar que os números desse tipo de crime só aumentam e solicitou, por meio de requerimento, à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apoio para conter esses delitos no município.
“O número de assaltos aumentou consideravelmente nestas últimas semanas, principalmente ocorridos nas madrugadas, sendo as vítimas idosos. Sabemos que o efetivo da Guarda Municipal e Polícia Militar são reduzidos e, portanto, insuficientes para rondas mais ostensivas, o que poderia minimizar o problema e trazer mais tranquilidade à população. Neste sentido, indagamos o que poderia ser feito pela Secretaria Estadual para auxiliar o município nesta questão”, justificou o vereador.
VIATURA À FISCALIZAÇÃO MUNICIPAL
O vereador Gabriel Navega solicitou ao Deputado Estadual Murilo Félix (PODEMOS) informações sobre a possibilidade de destinação de recursos para aquisição de viatura ao setor de Fiscalização Municipal.
“A viatura auxiliaria ainda mais o setor, que necessita de um veículo mais novo e moderno, já que o que está sendo utilizado já é bem antigo, quebra com frequência, etc. Em caso positivo à destinação da verba, gostaria de saber quando ela estará disponível para a aquisição do veículo”, questionou o vereador.
PISTA DE SKATE
A manutenção da pista de skate foi tema de indicação do vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto à Prefeitura. “A pista está em situação precária de conservação e muitas crianças, jovens, adultos costumam utilizar o local para a prática esportiva, mas da forma como está fica inviável sua utilização, inclusive podendo causar acidentes pela falta de manutenção. Que o setor competente realmente promova melhorias ali, já que a pista se tornou um dos pontos de encontro de todas as idades”, afirmou o vereador.
MERENDA ESCOLAR
A vereadora Thais Nogueira fez algumas indicações ao Executivo Municipal sobre o setor de Merenda Escolar. Em um deles ela sugeriu a aquisição de mais um carrinho de entrega de merenda para as escolas.
Outra indicação de Thais foi a modificação das funções do motorista entregador de merenda escolar, justificada como forma de adequá-la aos serviços prestados na prática pelo servidor.
A vereadora também solicitou à Prefeitura informações relativas aos EPIs para acesso à câmara fria do caminhão da merenda escolar. “Gostaria de saber quando serão disponibilizados os EPIs aos motoristas, pois são itens básicos para que as funções sejam bem desempenhadas, sem riscos”, destacou.
BANCOS DA PRAÇA XV DE NOVEMBRO
O vereador Henrique Torres sugeriu ao Executivo Municipal que providencie a manutenção nos bancos da Praça XV de Novembro. “Sugiro a restauração das plaquinhas que estão afixadas nos bancos, sendo que muitas foram furtadas, retiradas dos mesmos, bem como a limpeza das pichações feitas por vândalos”, disse o vereador.
Henrique observou que os bancos foram doados por famílias tradicionais rio-pardenses. “Inclusive essas plaquinhas traziam os nomes das famílias. A Prefeitura poderia coloca-las novamente até como forma de reconhecer as doações dos bancos. E, claro, deixá-los com melhor aspecto e limpos”.
O vereador, ao fazer uso da palavra no Expediente Livre, também abordou a questão de assédio e violência, principalmente contra a mulher, denunciados recentemente, os quais tem como suspeitos funcionários públicos municipais. “Não estou apontando o dedo para ninguém, acusando ninguém, mas sugiro que a Prefeitura ou setores competentes investiguem e punam os culpados. Primeiro foi o caso da agressão a uma colaboradora do Canil Municipal, agora assédio por parte de um Guarda Civil Municipal a uma mulher. Ao que parece, se nenhuma providência realmente for tomada, esses tristes números vão aumentar. E todos, sejam eles homens ou mulheres, que sofrerem algum tipo de agressão ou assédio, que denunciem mesmo. A denúncia é o primeiro passo ao esclarecimento dos fatos e punições”, afirmou o vereador.
FAKE NEWS
O vereador Pedro Giantomassi trouxe à tona novamente o problema causado pelas fake news na cidade. “Mais uma vez, uma página, cujo proprietário não tem coragem de expor sua cara e assinar o que escreve, lançou uma notícia falsa sobre o triste episódio da chuva que danificou o telhado do Fundo Social Municipal, que foi desmentida a pouco pela primeira-dama e pela secretária de assistência social. Um desserviço de um ‘moleque’ que se esconde atrás da página e que tenta, a todo custo, desinformar a população. Lamentável essa atitude, que, um dia será punida, já que produzir e divulgar conteúdo falso é crime”, destacou o vereador.
MUTIRÃO DA SAÚDE
E, para finalizar, o vereador Moraci Bállico parabenizou o secretário municipal de Saúde, Paulo Boldrin, bem como a equipe composta por mais de 70 pessoas, inclusive dos ESFs, pela realização do Mutirão da Saúde, ocorrido na última semana no bairro Vale do Redentor.
“Este primeiro Mutirão destacou a Dengue e o Câncer de Mama, levando informações e promovendo ações efetivas para o combate às doenças. Todos os envolvidos, mais de 70 pessoas, estão de parabéns pela dedicação e empenho nas atividades que foram muito úteis à população”, destacou o vereador, informando que o próximo Mutirão da Saúde será promovido dia 16.
“Outra benfeitoria promovida pela Secretaria Municipal da Saúde está sendo o horário estendido nos ESFs, sendo que todas as quartas-feiras funcionam até 20h00. Muitas pessoas não podem ir às unidades em horários de trabalho e essa possibilidade de atendimento noturno tem facilitado a vida de muitos munícipes em todas as regiões da cidade”, concluiu o vereador.