Fase Amarela continua: Internações e óbitos contribuíram para a permanência
Apesar da diminuição do número de casos positivos nas últimas semanas, a região de São João da Boa Vista, a qual Rio Pardo faz parte, continua na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização das atividades. O anúncio foi feito na tarde de sexta-feira, 9, pelo governo estadual.
A permanência na fase não foi surpresa para a secretária municipal de Saúde, Juliana Flausino, que já esperava por isso. “Apesar da diminuição nos casos positivos, o número de internações continua considerável. Avaliando o município individualmente, temos 25% dos nossos casos internados, podendo considerar que apesar da diminuição dos mesmos não estamos diminuindo a gravidade”, observou.
Ela destacou que, além das internações, a secretaria estadual de saúde também leva em consideração o número de óbitos dos municípios. “Neste caso, São José teve um número significativo de óbitos num espaço curto de tempo”.
A secretária observou ainda que com o calor, a população relaxou um pouco na prevenção. “Isso não pode acontecer. A Covid-19 não acabou, não há vacina. Ainda estamos registrando casos graves, inclusive nestas últimas semanas, que estão necessitando de internações, portanto, não podemos relaxar com as medidas de prevenção. Notamos muita gente sem máscaras nos últimos dias. Entendemos que está muito calor, mas não podemos deixar de usar a máscara, manter o distanciamento social”, recomendou.
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na noite de sexta-feira, o município está com 951 casos positivos acumulados, 883 recuperados e 23 óbitos, ou seja, são 45 casos ativos da doença, com uma taxa ainda considerada alta de transmissibilidade na cidade.
Ainda, conforme o boletim, 6 pessoas estão hospitalizadas na Santa Casa, sendo uma delas na UTI. Cinco pessoas estão hospitalizadas em quartos, sendo 3 de São José do Rio Pardo e duas de Itobi. A UTI local está com um paciente de Itobi. Dois rio-pardenses estão hospitalizados em Hospitais de outros municípios, sendo um em quarto e um na UTI.
Conforme o mapeamento realizado pela VE, além da Zona Rural, 37 bairros foram registrados com casos de covid-19 no município: Carlos Cassucci, Eduardo Cassucci, Centro, Buenos Aires, Portal Buenos Aires, Jardim Eunice, Jardim Santa Tereza, Vila Formosa, Vila Pereira, Domingos de Sylos, Vila Maschietto, Vale do Redentor, Jardim Aeroporto, Vila Brasil, Maria Maldonado, Parque Beira Rio, Nova Esperança, Natal Merli, Chico Xavier, Jardim São Roque, Condomínio São José, Portal Boa Vista, Santo Antônio, Colina Verde, João de Oliveira Machado, Colina São José, Jardim Santos Dumont, Santa Luzia, Agenor Taddei, Bela Vista, Bonsucesso, Isidoro Bovo, Jardim Mercedes, Jardim dos Pomares, Distrito Industrial, Jardim São Bento e Jardim São Domingos.