CIDADEDESTAQUE

Feliz Dia do Trabalhador: “Fazer coisas boas, seja o que for, é fazer coisas importantes!”

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Hoje, dia do trabalho, deixamos uma reflexão, tão dura e tão atual, para que saibamos agradecer e reconhecer a ação de trabalhar, seja qual for a área, a atuação: sem preconceitos, sem julgamentos, sem soberbas, afinal todos, independente da função que desempenhamos, fazemos parte de uma grande ‘engrenagem’.

Infelizmente, em pleno século XXI, ainda há aqueles que pensam que ‘profissão’ é apenas quando se tem um diploma, quando se faz um curso superior, mas… enganam-se.

Óbvio que a universidade contribui à formação e existem atividades que só podem ser desempenhadas com conhecimento técnico.

Porém, não nos esqueçamos daqueles que não passam pelos bancos acadêmicos e que mesmo assim contribuem ao nosso dia-a-dia, muitas vezes com pouca formação escolar ou treinamentos, mas formados pelas vivências e pelas experiências, que também os tornam grandes trabalhadores.

Portanto, e sem nenhum demérito, precisamos tanto daqueles que varrem uma rua, recolhem um lixo ou passam pano no chão de um estabelecimento, quanto daqueles que fazem uma cirurgia, faz-se cumprir a lei, constroem uma casa, escrevem o cotidiano…

Que saibamos valorizar principalmente aqueles trabalhos que ainda não são devidamente reconhecidos neste país, tantas vezes desempenhados por pessoas com mais idade, ‘formadas’ na escola da vida, e que têm muito a nos ensinar, inclusive sobre humanidade e humildade.

Todos os trabalhos são importantes se os desempenhamos com amor, comprometimento e dedicação. “Fazer coisas boas, seja lá quais forem, é fazer coisas importantes”, como sabiamente disse o humorista Bolañhos.

Você já se perguntou quantas coisas boas já fez em sua profissão, em seu trabalho? Orgulhe-se, pois tenha certeza que fez coisas muito importantes, que contribuíram ao próximo, à sociedade, inclusive ao seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

E lembre-se: “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso e à dedicação não existe meio termo: ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”. A frase é do saudoso Ayrton Senna, considerado um dos (ou o) melhor piloto de Fórmula I de todos os tempos, que exatamente hoje faz 29 anos de sua partida.

Talvez ele tenha sido um dos maiores exemplos de amor ao trabalho: nem sempre teve o melhor carro, nem sempre teve a melhor equipe, mas sempre fez o seu melhor porque isto estava dentro dele, sem depender de ninguém, apenas de si como, aliás, acontece conosco quase diariamente, não é mesmo?

Um feliz e abençoado dia do trabalho hoje e em todos os outros para aqueles que, a cada manhã têm coragem e buscam, com humildade e comprometimento, oferecer o melhor a cada atividade realizada!

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br