DESTAQUESAÚDE

Fisioterapia Preventiva: Karina Maida explica seus benefícios à saúde

http://www.minhasaojose.com.br
Ela também destacou que pequenas mudanças no lar, aliadas a exercícios podem fazer a diferença na nossa saúde no dia-a-dia

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Nem sempre a Fisioterapia precisa unicamente ser realizada por uma indicação médica para amenizar ou tratar um problema de saúde. Você sabia que ela pode ser utilizada como prevenção? A Fisioterapia Preventiva está ganhando cada vez mais destaque não apenas pelo fato de auxiliar na prevenção de algumas doenças, mas principalmente agora por conta do aumento do trabalho em casa e também do tempo mais longo que as pessoas estão ficando em seus lares.

Para falar sobre o assunto, a reportagem de www.minhasajose.com.br conversou com fisioterapeuta e doutora em Ciências Médicas Karina Maida Uchiyama, que explicou os benefícios de utilizar inúmeras técnicas da fisioterapia para prevenir patologias.

“Muita gente tem buscado na Fisioterapia uma aliada na prevenção de lesões na coluna, dores crônicas que exames não detectaram a causa, enfim, realmente não é preciso uma indicação médica ou estar doente para se beneficiar da fisioterapia”, destacou.

Karina explicou que quando alguém busca pela fisioterapia preventiva em sua clínica, a Benessere, ela realiza uma avaliação para saber as reais necessidades daquele paciente. “Muitas vezes a pessoa quer prevenir problemas na coluna. Fazemos uma avaliação postural e indicamos a melhor atividade a ser realizada, que pode ser feita tanto aqui na clínica, como em casa ou até mesmo indicamos um educador físico para desenvolve-la junto ao paciente, aliás, a fisioterapia e a educação física são profissões que se complementam neste sentido”, observou.

Além dos erros posturais, que podem ocasionar problemas na coluna, Karina destacou que por meio da Fisioterapia Preventiva é possível fortalecer até mesmo o assoalho pélvico para evitar a incontinência urinária nas mulheres, por exemplo. “Não é preciso esperar pelo problema da incontinência para prevenir. Exercícios simples como a contração auxiliam as mulheres a fortalecer o assoalho pélvico”.

A Fisioterapia Preventiva também é voltada para disfunções sexuais, tanto em homens, quanto em mulheres e em pacientes que desenvolvem dores sem um diagnóstico, muitas vezes de fundo emocional. Nestes casos aliamos exercícios específicos, porém após o paciente passar por um tratamento psicológico, pois nestes casos haverá um melhor resultado fisioterápico aliado à psicologia”, disse a fisioterapeuta.

Fisioterapia Preventiva atua principalmente para evitar problemas na coluna, que se tornaram ainda mais comuns com o home office e as más posturas

PREVENIR EM CASA

E, em tempos onde o home office e o isolamento social se fizeram e ainda se fazem muito presentes, a Fisioterapia Preventiva é praticamente indispensável. “As pessoas podem vir até a clínica para uma avaliação e depois disso desenvolverem alguns alongamentos em casa. Muitas vezes até mesmo a simples mudança de objetos dentro de um armário para que não haja uma sobrecarga de força para alcança-los já previne inúmeras lesões e até mesmo quedas”, observou Karina.

Já com relação ao trabalho em casa, a fisioterapeuta indicou alguns exercícios simples para evitar lesões por esforço repetitivo, problemas posturais e até desconfortos causados por problemas de circulação. “A indicação é que para as pessoas que trabalham diretamente no computador façam intervalos a cada 50 minutos de trabalho. Levantar, andar um pouco, fazer um alongamento com os membros inferiores e superiores, além de pequenos movimentos com os pés, abrir e fechar as mãos são excelentes para a circulação”.

Entretanto, antes de fazer qualquer exercício ou realizar qualquer mudança em casa é recomendável uma avaliação do fisioterapeuta. “Avaliaremos as condições de trabalho e o que pode ser melhorado naquele ambiente e no paciente. Como disse, muitas vezes aliamos a Fisioterapia Preventiva com a Educação Física e Psicologia para obtermos melhores resultados. O que as pessoas devem sempre ter em mente é que a fisioterapia vai além de uma indicação médica. Ela pode e deve estar presente em nosso dia-a-dia”, concluiu.

Exercícios simples de alongamento podem contribuir para melhorar a postura, ativar a circulação, porém devem ser executados de forma segura e sempre após uma avaliação, feita pelo fisioterapeuta ou educador físico
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br