“Flor e Ser”: CREAS promoveu espetáculo abordando o Abuso e a Exploração Sexual contra menores
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: CREAS
Na tarde de 1º de junho, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS promoveu o Espetáculo Teatral “FLOR E SER”, encenado pelo Grupo Teatral Reminiscências, de Joaçaba/SC, que somando histórias e repertórios artísticos dedica-se a montagens e apresentações teatrais, realizando projetos de arte-educação.
No enredo do espetáculo três amigos montam um jardim, com a orientação de um jardineiro-músico, e por meio de músicas e brincadeiras conversam sobre questões importantes do nosso tempo, entre elas o abuso e a exploração sexual.
As flores do jardim servem de metáforas para a vida dos jovens aprendizes da jardinagem e os seus sonhos demonstram suas diferentes personalidades, seus projetos para o futuro e como cada um deles lida com as escolhas da adolescência.
O objetivo do espetáculo foi promover no público, formado por crianças e adolescentes da rede de educação e dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da rede socioassistencial do município a inquietação sobre como nos comunicamos e em quem realmente devemos confiar em meio a tantas tecnologias, como identificar pessoas mal intencionadas e como utilizar essas ferramentas para aproximação de novos amigos.
De acordo com a coordenação do CREAS, outra proposta do espetáculo foi ampliar a luta do “18 DE MAIO” – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, mobilizando, sensibilizando, informando e convocando toda a sociedade à essa causa. “É preciso garantir à toda criança e todo adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual não só no mês de maio, mas durante o ano todo”, observou a coordenação do Centro de Referência.
O CREAS observou, ainda, que o número de atendimentos realizados em relação a violências cometidas contra crianças, adolescentes vem aumentando e que no ano de 2022 o Centro acompanhou, através do PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos 54 novas famílias, sendo que 22% destes casos foram de abuso sexual contra crianças e adolescentes. “Falar a respeito deste tema, debater com a sociedade, criar estratégias de esclarecimento, acolhimento e manejo são as condições essenciais ao trabalho do CREAS, em São José do Rio Pardo e em outros municípios do país”, concluiu a coordenação.
Sobre a apresentação teatral, a dramaturgia foi de João Tomaz Santos, com direção do grupo, elenco composto pelos artistas Anghelo Rodrigues, Fabio Libardi, Ingrid Lucas e João Tomaz Santos, com composição e operação musical de Anghelo Rodrigues, cenário de Joao Tomaz Santos, figurino e maquiagem do grupo.
CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DO ESPETÁCULO