Geração de Emprego e Renda: Secretários municipais abordaram o assunto na ‘Tribuna Livre’
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal
As políticas públicas adotadas pela Gestão Municipal para o desenvolvimento à geração de emprego e renda foi tema de Tribuna Livre promovida na Sessão Ordinária de terça-feira, 28, no Plenário da Câmara.
O pedido à Tribuna foi feito pelos vereadores Eduardo Ramos, Henrique Torres, Paulo Sérgio Rodrigues, Pedro Giantomassi e Rubens Lobato Pinheiro Neto.
Os convidados à explanação foram os secretários municipais Paulo Eduardo Gonçalves Boldrin e Guilherme Antônio dos Santos, das pastas de Gestão e Obras, respectivamente.
O secretário de Gestão iniciou a participação destacando que o Executivo Municipal está priorizando programas como o Emprega Rio Pardo, que oportuniza qualificação profissional aos rio-pardenses, com cursos em parceria com o SENAC/SENAI, os quais auxiliam os alunos para a conquista do primeiro emprego ou se qualificarem para mais oportunidades no mercado de trabalho.
Boldrin também mencionou a criação do Programa Frente de Trabalho – Emprega Rio Pardo, que prevê a criação de 100 vagas de qualificação profissional com curso de capacitação e contraprestação de serviços na Prefeitura, cujo Projeto de Lei, de autoria do Executivo, foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores, sendo mais um projeto que gera oportunidades para os munícipes se qualificarem profissionalmente e atuarem em áreas conforme os cursos que estão participando.
Já o secretário de Planejamento e Obras enfocou o projeto de criação do novo Polo Industrial, já com mudanças conforme a nova lei nº 14.133, destacando que o espaço também será contemplado com uma incubadora de empresas, além da comercialização dos lotes para instalação industrial. Ele complementou dizendo que nas próximas semanas será formulado termo de referência e lançamento de edital para o novo Polo Industrial, já com formato publicado e atualizado, conforme a lei citada. “Após faremos o chamamento para construção do modelo econômico, financeiro e de engenharia do novo Polo, nos moldes da nova lei, para termos maior segurança jurídica”, completou Guilherme.
Ambos secretários responderam a inúmeros questionamentos, inclusive sobre a obra do tratamento global de esgoto, um dos pontos principais para a instalação de novas empresas e indústrias no município, que, segundo o secretário da pasta está com 75% das obras concluídas.
Ao final da Tribuna, que teve a duração de quase duas horas e meia, a presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio agradeceu a presença dos secretários municipais, destacando que a Casa Legislativa sempre estará aberta à exposição de temas relevantes, como o abordado, e ao debate de ideias.