Homenagem: ‘Tonzé’ – um mestre dos pincéis, das cores e das artes
Texto: Natália Tiezzi
Amigos internautas. Nesta semana, o www.minhasaojose.com.br destaca em seu espaço “Conta Pra Mim!” um dos artistas plásticos mais inteligente e especial de São José do Rio Pardo, Antônio José da Silva, ou simplesmente Tonzé, como é popularmente conhecido por aqui.
Embora nascido em Mococa, ele adotou Rio Pardo como sua segunda terra, graduou-se em Educação Artística pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FEUC) e é professor de Desenho e Pintura no Departamento de Esportes e Cultura, cargo que desempenha há anos.
Discreto e muito quieto, Tonzé usa o silêncio em seu favor e coloca em cada pincelada nas telas muito de sua personalidade, o que torna seus quadros ainda mais especiais.
Muito da inspiração para pintar vem da própria natureza. Por vezes o artista avista uma paisagem, uma flor, uma árvore e as retrata nas brancas telas, que ganham o traçado preciso e delicado de suas mãos.
E quantos alunos já aprenderam a desenhar e a pintar com Tonzé… Ensinar arte não é fácil, mas o jeitinho tranquilo, a humildade e a amabilidade o tornam um professor diferenciado.
Aliás, essas características também se fazem presentes a cada pintura, mostrando sua maestria e, ao mesmo tempo, simplicidade, numa sábia harmonia.
A querido Tonzé, artista, professor, cidadão, amigo, nosso agradecimento e reconhecimento pela gentileza e talento demonstrados em forma de belíssimos desenhos e pinturas.
Que sua arte seja sempre aplaudida e que o dom de ensinar as peculiaridades do desenho e da pintura seja sempre alimentado pela sua vontade em levar arte e conhecimento para seus alunos!