Homenagens marcaram o Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal
Na tarde de terça-feira, dia 7, a Câmara Municipal promoveu sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A mesma é realizada desde 2004, quando foi regulamentada e incluída no calendário oficial de eventos desta Casa.
Prestar essa singela homenagem é um agradecimento e um reconhecimento que a Casa Legislativa Municipal faz a todas as mulheres por tudo que representam às suas famílias e à sociedade rio-pardense.
Neste ano, a mulher homenageada, que representou as demais rio-pardenses, foi a primeira-dama e presidente do Fundo Social Municipal, Cristiane Tosini Felicissimo Zanetti, cujo nome foi indicado pelo vereador professor Rafael Kocian, principalmente pela competência, dedicação e amor que vem sendo dispensado por ela nas atividades do FSM. Os vereadores votaram e aprovaram a indicação. Kocian não pode estar presente à homenagem por compromissos legislativos firmados anteriormente à data.
A homenagem foi conduzida pela presidente da Câmara, vereadora Lúcia Helena Libânio da Cruz, tendo a companhia apenas de mulheres na formação da Mesa, entre elas a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, a Delegada de Polícia Dra. Paula Casalli Dezotti, a secretária municipal de Assistência e Inclusão Social, Nathália Pinesi Mendonça e a homenageada, Cristiane Zanetti.
Também estiveram presentes à homenagem o prefeito Márcio Callegari Zanetti, esposo da homenageada, demais secretários municipais, servidores do Executivo, a Guarda Civil Municipal, alunos e professores da Escola Estadual Dr. Cândido Rodrigues e munícipes.
Em seu discurso, a presidente Lúcia relembrou fato que histórico que contribuiu para que fosse conclamado o Dia Internacional da Mulher. “Em 1911 houve um incêndio em uma fábrica de Nova York, que deixou 146 vítimas, sendo 125 mulheres e 21 homens. A fábrica empregava 600 trabalhadores, a maioria meninas e mulheres imigrantes judias e italianas entre 13 e 23 anos. Algumas pessoas conseguiram chegar às escadas do prédio, outras desceram pelo elevador e muitas chegaram a pular pelas janelas para fugir do fogo. Mesmo sem explicar a criação da data, o incêndio na fábrica norte-americana trouxe à tona as más condições vividas nas indústrias. No Brasil, operárias também enfrentavam ambientes de trabalho semelhantes. No Dia Internacional da Mulher, a data simboliza as lutas, vitórias e conquistas alcançadas pelas mulheres na Sociedade, provando definitivamente que não existe distinção de sexo quando o assunto é o desenvolvimento humano. Mas também reconhecemos que em muitas áreas os direitos das mulheres ainda estão atrasados. Precisamos garantir a educação de qualidade para todas, para que possam construir a vida que desejam e ajudar a tornar o mundo um lugar melhor para todos nós. E isso pode ocorrer através de investimentos significativos na formação das mulheres e de trabalho digno; Através de ações efetivas para acabar com a violência de gênero; Através de cuidados totalmente integrados nos sistemas de proteção social”, afirmou.
A SIMPLICIDADE DE UMA MULHER, MÃE, ESPOSA E PROFISSIONAL
Durante o cerimonial, conduzido pelo servidor Marco Antônio Gumieri Valério, destacou-se breve currículo da homenageada, que é mãe de dois filhos, graduada em Ciências Biológicas, e em 2021 assumiu o papel de primeira-dama da cidade e, em seguida, em 3 de março daquele ano assumiu o Fundo Social, realizando trabalhos sociais, que tem garantido o apoio em média de 500 famílias, em um trabalho de fé, força, coragem e Unidade, fazendo diferença na questão social de Rio Pardo.
Em seu discurso, Cristiane agradeceu a Câmara e aos vereadores pela homenagem, destacando a importância de sua família, filhos, esposo, pais, irmãos e avós em sua formação como mulher, mãe e profissional.
Ela também agradeceu a equipe de trabalho no Fundo Social, destacando um pouco das ações realizadas pela entidade, garantindo que este trabalho essencial à sociedade vai continuar, e sempre com muito comprometimento de sua parte e de todos que lá exercem seus trabalhos.
Cristiane também fez reflexão e deixou uma a todas as mulheres sobre o “empoderamento feminino”. “Acredito que vivemos em um momento onde a frase “poder sobre si”, se perde em muitos rótulos que nos são ofertados diariamente, como perfeição, beleza, profissionalismo, autoconfiança, independência, liberdade! Será que estamos vivendo realmente tudo isso? Mulheres sobrecarregadas de afazeres, deveres, funções exaustivas que as fazem esquecer de “si”. Hoje aproveito esta oportunidade para dizer para todas nós mulheres: Vamos olhar mais para dentro de nós, para tudo aquilo que Deus espera de nós, precisamos lutar também pela nossa paz de espírito, pelo tempo que desprendemos em tantos afazeres e padrões, para podermos aí sim, estar com mais tempo de qualidade, com nossas famílias, filhos e amigos… Viver com independência, mas também com liberdade, de ter bons momentos, que muitas vezes escorregam sobre o controle que pensamos em ter sobre nossas mãos. Olhar para “si” simplesmente como mulher, que ama, que evolui, luta e que quer ser livre e respeitada”, concluiu.
Após, o prefeito Marcio Zanetti também fez uma menção carinhosa à esposa homenageada e a todas as mulheres, não apenas pelo 8 de março, mas por todos os demais dias. “Definitivamente e não estou dizendo isso por demérito aos homens, mas existem situações em que as mulheres sabem conduzir muito melhor que os nós, do sexo masculino. A astúcia, o sentimento, a abnegação, a organização, o carinho da mulher são coisas inerentes a elas e que fazem delas especiais. Parabéns a todas”, finalizou.
DEMAIS HOMENAGENS
A primeira dama Cristiane recebeu a homenagem e também flores, mas não foi apenas ela a homenageada da tarde na Casa de Leis. A vice-prefeita Dona Algemira, a secretária Nathália, a delegada Dra. Paula, a vereadora Thais Nogueira e a servidora e diretora administrativa e legislativa Luciana Callegari Perussi receberam flores pela data especial.
Para finalizar as homenagens, a vereadora Lúcia Libânio também foi homenageada pelos alunos e professores da E.E. “Dr. Cândido Rodrigues”, pela participação em projeto da escola, onde teve a oportunidade de dividir um pouco de suas experiências pessoais e profissionais.
“Agradeço, de coração, aos alunos, professores e diretoria por essa homenagem. Fiquei muito feliz e honrada em participar do Projeto. Sintam-se sempre bem vindos a essa Casa”, finalizou a presidente.