Irmã Cecília Paula palestrou sobre as “Dificuldades do Exercício da Profissão”
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA
Na tarde de sexta-feira, dia 19, a Santa Casa de Misericórdia-Hospital São Vicente promoveu o encerramento da Semana da Enfermagem 2023 com palestra que abordou as “Dificuldades do Exercício da Profissão”.
A abordagem foi realizada pela Madre Superiora, Irmã Cecília Paula, e contou com a participação da equipe de Enfermagem formada por enfermeiros, enfermeiras, técnicos, técnicas e auxiliares.
Irmã Cecília falou sobre algumas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia da Enfermagem, entre elas a rotina difícil de trabalho, onde muitas vezes o profissional atua em mais de uma entidade; as mudanças de áreas, que podem ocorrer dentro de uma instituição.
“Sabemos que isso é inerente ao nosso cotidiano profissional, mas não podemos nos abater diante destes contratempos. Dispomos a dar o nosso melhor, seja aonde for”, afirmou.
A dificuldade emocional, dentro e fora do trabalho, também foi mencionada pela palestrante. “Embora muitas vezes seja difícil, pois também temos uma vida fora de nossos trabalhos, os problemas emocionais não podem adentrar o ambiente laboral. Aqui dentro somos profissionais e nossos problemas particulares devem ficar do lado de fora”.
Sobre o equilíbrio emocional no exercício da Enfermagem, Irmã Cecília observou a importância do profissional se manter firme diante do que vai enfrentar num quarto, numa UTI, num Centro Cirúrgico, numa área pediátrica. “A firmeza, a serenidade do profissional traz conforto e confiança ao paciente, à família do mesmo. A Enfermagem também é empatia, é carinho, é amor ao próximo e isso pode ser passado a eles muito além das nossas técnicas profissionais, mas pelo nosso comportamento diário”.
A questão financeira foi outro destaque na palestra, já que há anos a Enfermagem luta para garantir melhorias salariais, e Irmã Cecília observou que a classe jamais deve perder as esperanças em um futuro mais promissor na carreira.
CONTRAPONDO AS DIFICULDADES
Embora diante de muitas dificuldades, a Enfermagem deve seguir firme seu propósito de ajudar humanamente e tecnicamente aos que dela necessitam.
“Vamos agradecer pelo trabalho que temos, tão importante, especial. Sabemos dos desgastes e por isso pedimos a graça e a luz divina, inclusive para evitarmos erros, dissabores, respeitando sempre a história de cada um”, observou Irmã Cecília.
Ela destacou algumas atitudes importantes para contrapor as dificuldades da profissão, entre elas o companheirismo, o respeito e a ética no trabalho.
“Jamais podemos esquecer do nosso principal objetivo aqui na Santa Casa, que é de proporcionar o melhor atendimento ao paciente e vê-lo curado, saindo daqui com saúde. Se mesmo assim ele não sair com saúde fizemos, da melhor forma possível, o que estava ao nosso alcance”.
A Madre Superiora ressaltou que cada profissional da Enfermagem também deve refletir diariamente sobre o que pode ser feito para melhorar, principalmente no que diz respeito ao trabalho em equipes, sendo cooperadores, bem como renovar a disposição em servir a cada instante. “Acredito que isso sirva não apenas à equipe de Enfermagem, mas a dezenas de outras profissões, pois todas têm suas dificuldades, mas também contrapontos que nos fazem acreditar que vale a pena atuarmos, seja qual for a profissão”.
Ao final da palestra, Irmã Cecília propôs um momento de relaxamento para que todos pudessem refletir sobre como vencer as dificuldades internas e externas.
A coordenadora da Comissão de Educação Permanente, enfermeira Amanda Breda Ferreira da Silva agradeceu a presença de todos e salientou o importante trabalho de cada profissional da Enfermagem na Santa Casa. “Vocês são especiais e desempenham com muito amor e dedicação suas funções, principalmente a de cuidar. Parabéns a todos”.
A diretora da Santa Casa, Jane Lúcia Santurbano também agradeceu a presença da equipe de Enfermagem durante a semana especial, agradecendo e enaltecendo as atividades que cada profissional desempenha no hospital. “Não há como falarmos de Santa Casa sem citarmos o atendimento diferenciado da nossa equipe de Enfermagem. O trabalho, o carinho e a determinação de cada um são indispensáveis aos pacientes e familiares. Obrigada a todos e que a excelência dessa equipe seja cada vez mais reconhecida, pois vocês merecem”, concluiu.