Irmão Rodrigo Dias cdp é o mais novo Cidadão Rio-Pardense
Em Solenidade promovida na noite de sexta-feira, 05, o Irmão Rodrigo Antônio Dias, fundador da Obra Deus Proverá recebeu o Título de Cidadão Rio-Pardense, concedido pela Câmara Municipal.
A indicação de Dias à honraria foi de autoria do vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.
Membros da Comunidade Deus Proverá, acompanhados pelo Padre Rogério Moreira e familiares do homenageado prestigiaram a Solenidade, que emocionou a todos durante a leitura do breve currículo de Irmão Rodrigo, apresentado pela jornalista Natália Tiezzi, assessora parlamentar, que conduziu o cerimonial.
“É muito gratificante estar aqui com todos neste momento tão especial, em que me torno oficialmente cidadão desta terra, que me acolheu da melhor forma possível anos atrás. Impossível falar apenas de minha pessoa neste momento: a Obra Deus Proverá e tudo que ela se tornou e se torna a cada dia é feita por muitas mãos, braços, pernas de uma comunidade balizada pela unidade, pela comunhão, pelo bem e para o bem. Já passamos por tantos momentos, bons e ruins, e hoje divido com todos, inclusive aqueles que admiram o trabalho social e de evangelização que promovemos este título. Muito obrigada e continuemos nossa caminhada, com fé e ação”, destacou o homenageado.
A presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio, reiterou que o trabalho encabeçado por Dias vai muito além do evangelizar, atinge o social e abraça a todos que necessitam de carinho, apoio e amparo. “Ao nosso novo cidadão rio-pardense, que já fez tantas obras por nós, imagina agora sendo cidadão desta terra. O que será que nos espera?”, disse a vereadora, parabenizando o homenageado e toda a Obra Deus Proverá pelas boas sementes plantadas e bons frutos que estão sendo colhidos.
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE IRMÃO RODRIGO DIAS
O homenageado é Consagrado, Teólogo e pós-graduando em Gestão Religiosa e Paroquial pela faculdade Dehoniana. Desde a sua juventude, dada à sua vocação de comunicador, atua como palestrante em eventos religiosos e empresariais, organizando e aplicando cursos de Formação Humana, Espiritualidade e Gestão, assim como Retiros Espirituais, em âmbito nacional e internacional.
Nascido em 1984 em Mococa-SP, é o mais velho dos 4 filhos de Odair e Terezinha. Aos 19 anos, ingressou na Abadia de Nossa Senhora de São Bernardo, Ordem Cisterciense, na cidade de São José do Rio Pardo-SP, em janeiro de 2005.
No ano de 2006, iniciou em São José do Rio Pardo o Projeto de Evangelização “Javé Yiré” com os diversos movimentos e carismas da cidade para a Evangelização das Famílias, dos jovens e a promoção vocacional. Em 2009 deixou o mosteiro para dedicar-se integralmente ao Projeto que, em 2011, seria confirmado como a Comunidade Católica Deus Proverá – Obra de Evangelização Católica.
Atualmente, a Comunidade Deus Proverá, a qual fundou e é Moderador Geral, conta com 316 membros de Vida e Aliança, divididos em Casas de Missão no Brasil, na Argentina e no Uruguai. A Obra atua na Evangelização e Promoção Humana, com diversas obras sociais e educacionais.
Em São José do Rio Pardo, a Comunidade Deus Proverá, além da sua atuação religiosa, que impacta a vida de jovens e famílias, também atua na área social. Na cidade, resumidamente, a Comunidade é responsável pelos seguintes trabalhos sociais: – Casa Bom Pastor, que acolhe crianças e jovens em vulnerabilidade. E ali fornece todo o amparo necessário e, principalmente, amor. – Casa Esperança, que acolhe moradores em situação de rua, oferecendo alimentação, cursos e, acima de tudo, dignidade. – Bom Samaritano, que atua semanalmente fornecendo marmitas a famílias acompanhadas na região do Vale do Redentor. Estas famílias, por meio deste projeto, também têm a oportunidade de receberem verduras e legumes, cestas básicas e outros materiais necessários para o mínimo de dignidade. – CEL (Centro Educacional Luce), onde crianças da região do Vale do Redentor são recebidas no contraturno escolar e recebem atividades, alimentação, evangelização, amparo e amor.
Em paralelo a estes trabalhos, a Oficina de Alimentos Santa Dulce dos Pobres arrecada e distribui alimentos para pessoas necessitadas e para atividades que serão realizadas para custear a manutenção das Obras Sociais. Em dezembro de 2023, para se ter ideia, foram 1.054.680 quilos de alimentos, ou seja, mais de uma tonelada. Já em janeiro de 2024 foram 505.700 quilos.
E como Fundador e Moderador Geral, Irmão Rodrigo está à frente dos diversos Movimentos e Frentes de Trabalho promovidos pela Obra Deus Proverá.
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Câmara Municipal