Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Orani Tempesta será celebrado domingo, 22/12
No próximo domingo, 22, será celebrada Missa pelo Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Orani João Tempesta. O Cardeal Tempesta O.Cist celebra neste 2024 os 50 anos e sua ordenação sacerdotal. A celebração em Rio Pardo ocorrerá às 10h00, no Salão Dom Bonifácio (ao lado da Igreja São Roque).
Dom Orani é um rio-pardense ilustre, não apenas pela sua profissão de fé exercida nestas cinco décadas junto à Igreja, mas pelo seu legado que contempla um incansável trabalho pastoral, compromisso com a evangelização, educação, comunicação e promoção da paz.
Ele nasceu em 23 de junho de 1950 e entrou para a Ordem Cisterciense, no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo aqui em Rio Pardo, aos 18 anos, e foi ordenado sacerdote em 1974.
Em 1997 foi ordenado bispo, em 2004 foi nomeado arcebispo de Belém e em 2009 arcebispo do Rio de Janeiro. Dom Orani também foi o presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude, a JMJ Rio2013, e acolheu o Papa Francisco e jovens de todo o mundo na ‘Cidade Maravilhosa’. Em fevereiro de 2014 foi elevado a cardeal pelo santo padre.
Em uma de suas homilias durante Missa em celebração ao Jubileu de Ouro Sacerdotal no Rio de Janeiro, Dom Orani afirmou que “é um momento de profunda reflexão e de ação de graças por tudo o que o Senhor me permitiu viver e realizar ao longo deste meio século de caminhada. Nesses 50 anos, vivi inúmeras alegrias e também muitos desafios. Houve noites insones, momentos de oração silenciosa e, sim, tempos de cruz, mas também de profunda graça. Quantas vezes vi o Senhor agindo no coração das pessoas, quantas vezes experimentei a alegria de ser instrumento d’Ele, quantas mãos eu pude segurar, quantos corações acolher! Cada sorriso, cada lágrima partilhada, cada celebração eucarística me fez ver, mais e mais, a beleza e a profundidade do chamado sacerdotal. Que este jubileu seja um novo começo, um impulso para que eu continue a servir a todos com amor e dedicação. Que Deus seja louvado por este grande dom do sacerdócio e por cada um de vocês, que fazem parte desta minha jornada”.
O www.minhasaojose.com.br parabeniza Dom Orani por essas cinco décadas de sacerdócio, pela humildade e pelo olhar sempre caridoso, principalmente aos mais necessitados, numa trajetória de êxito na evangelização do povo brasileiro!
Com informações do Portal A12, Vatican News, CNBB e Arquidiocese de São Sebastião do RJ. Texto final: Natália Tiezzi