DESTAQUESAÚDE

Junho Laranja: Dr. Matheus Guimarães fala sobre as anemias e leucemias

http://www.minhasaojose.com.br
Oncologista Clínico do Centro de Especialidades também observou a importância da doação de sangue e medula, já que muitos pacientes necessitam

Texto: Natália Tiezzi

Junho Amarelo: esse mês é dedicado à conscientização sobre as anemias e leucemias, doenças que podem acometer as pessoas em quaisquer faixas etárias. Para falar sobre ambas, bem como também fazer um alerta quanto à doação de sangue e medula, a assessoria de imprensa da Prefeitura gravou vídeo com o médico Matheus Guimarães, que é oncologista clínico do Centro de Especialidades.

“Anemia, de uma forma geral, é um sinal de uma outra doença. Elas são caracterizadas por uma diminuição dos glóbulos vermelhos em nossa corrente sanguínea. Os glóbulos vermelhos são células produzidas por nossa medula óssea, ‘nossa fábrica de sangue’. Essas células são responsáveis por carregar o oxigênio por todo nosso corpo”, explicou o oncologista.

Ele destacou que quando há uma redução dos glóbulos vermelhos, o paciente se queixa de fraqueza, indisposição, cansaço, dor de cabeça, inapetência, entre outros. “Esses são sintomas muito poucos específicos e frequentemente nos deparamos com eles na população de uma forma geral. Por isso temos que ficar sempre atentos a essas queixas nos pacientes”, observou.

O médico explicou que vários fatores podem causar a anemia, mas um dos principais é alguma deficiência da matéria-prima na formação do glóbulo vermelho, entre elas de ferro, de vitamina B-12 ou de Ácido Fólico. Porém, ela pode ocorrer por alguma alteração da própria medula óssea, seja uma alteração genética ou adquirira ao longo da vida. Outras possibilidades seriam sangramento excessivo ou alguma doença que leve a uma destruição excessiva destes glóbulos vermelhos”.

Após a identificação dos sintomas é necessário o diagnóstico. “A anemia é muito simples de ser diagnosticada. Um simples hemograma consegue identifica-la. Porém, embora de fácil identificação, é preciso sempre um passo a mais, ou seja, descobrir a causa da mesma, o motivo dela ter aparecido e isso abre abertura para discutirmos sobre a leucemia”.

LEUCEMIAS

Dr. Matheus informou que as leucemias, de forma geral, são um tipo de câncer de nossa ‘fábrica de sangue’, um câncer da medula óssea. “E elas acabam evoluindo com a anemia numa frequência muito grande. Entretanto, diferente da anemia, em que há redução dos glóbulos vermelhos, na leucemia ocorre uma proliferação anormal dos glóbulos brancos. E isso faz com que frequentemente esses pacientes tenham complicações de infecção, já que os glóbulos brancos são responsáveis pela defesa do nosso organismo. Dentro da medula óssea, por mais que se tenha uma proliferação anormal principalmente de glóbulos brancos, toda parte da medula pode ficar afetada. Isso faz com que aquele paciente que tenha leucemia desenvolva também anemia ou baixo número de plaquetas”, disse.

Sobre os sintomas da leucemia, o oncologista listou alguns, entre eles pré disposição a infecção, hematomas na pele, febre, fadiga, perda de peso, sangramento. “Por mais que leucemias não sejam tumores tão frequentes na população e representem a  11ª neoplasia mais presente nos adultos, ela precisa ser discutida e explicada”, ressaltou.

Sobre as formas de tratamento, o médico informou que, “assim como a anemia, o diagnóstico exige a realização de um hemograma e o clínico vai conseguir identificar alterações que sugerem a leucemia e depois uma biopsia de medula. Tendo realizado o diagnóstico, começa-se a pensar na melhor forma de tratamento, que, de forma geral faz uso de quimioterapia”.

Além da conscientização sobre as anemias e leucemias, o Junho Laranja também alerta e conscientiza sobre a importância da doação de sangue e medula. “Muitas vezes pacientes com leucemia necessitam de transfusão de sangue ou o transplante de medula. E as pessoas precisam entender a importância desse gesto, que pode salvar muitas vidas”, concluiu o médico.

O vídeo completo com a entrevista pode ser acessado pelo https://saojosedoriopardo.sp.gov.br/2021/?menu=noticia_detalhe&id=1996

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br