CIDADEDESTAQUELEITURA

Laís Gervásio lança “Viver-se”: Livro é um convite a um novo despertar diante da própria vida

http://www.minhasaojose.com.br
Laís Gervásio contou que escreveu o livro durante um ano e dez meses

Entrevista e texto: Natália Tiezzi. Fotos: Luana De Martini

Um olhar carinhoso, sincero, curioso e aprendiz ao que temos de mais importante a desfrutar: a vida. Essa é a essência de “Viver-se”, primeiro livro da rio-pardense Laís Gervásio, cuja leitura é voltada ao público feminino, e que foi lançado sábado, 12, em Rio Pardo, na Livraria Tulipas.

No lançamento, Laís recebeu familiares e muitas amigas, que brindaram este momento marcante em sua carreira, em sua existência. Radiante, a autora autografou sua obra e convidou a todos a mergulharem neste universo que, para muitos, ainda é um mistério: ‘o próprio eu’.

Após, a autora concedeu entrevista ao www.minhasajose.com.br sobre o livro, destacando as motivações, os objetivos e o que a publicação representa à ela e também pode representar às mulheres.

“Viver-se é… abraçar a própria vida e se permitir ser abraçada por ela… Viver-se é sentir o frescor do ar entrando pelas narinas e o descanso suave de um suspiro… Viver-se é se jogar no desconhecido e ir além dos medos… É tomar banho gelado de cachoeira, pisar na areia da praia e contemplar o pôr do sol. Viver-se é descobrir que a vida fala com você a cada instante através dos pássaros, da chuva ou da dor nas costas. Viver-se é se reconhecer humana e imperfeita e descansar nisso. É olhar os pensamentos e julgamentos sabendo que eles são uma parte de sua humanidade, mas não são a totalidade do seu Ser. Viver-se é nascer, morrer, morrer, nascer a cada instante”, sintetizou.

Confiram, abaixo, a entrevista completa.

Primeiro vamos falar sobre você: Quem é a Laís Gervásio?

Laís Gervásio: Eu guio mulheres em jornadas transformadoras, ajudando-as a se reconectar consigo mesmas após grandes rupturas. Sou Especialista em Experiência Somática, Constelação Familiar e Movimentos Essenciais, cujo trabalho que promovo integra a consciência da presença no corpo, o olhar sistêmico do Ser e a conexão com a natureza. Criadora da ‘Viagem em Presença’, conduzo retiros, imersões e experiências que despertam liberdade, leveza e autodescobrimento. Para além de todos os conceitos e das histórias, Laís é um Ser descobrindo a si mesma nesta experiência humana com alegria e leveza.

O que te motivou a escrever um livro?

Eu sempre gostei de escrever, mas pensava que só escreveria um livro quando tivesse meus cabelos brancos presentes. Depois do meu divórcio eu decidi me jogar em uma viagem sem roteiros, com a intenção de confiar na Vida. Fui para a Europa passar 3 meses, sem muitos recursos financeiros e sem reservas, apenas sabia que iria fazer um retiro. Vivi experiências incríveis, conheci pessoas maravilhosas, tive muitos ensinamentos e no final da viagem, quando eu já estava cansada de buscar, resolvi silenciar. Parei em uma praia na Espanha em Tarragona e ia todos os dia meditar diante do mar. Um dia, uma Voz surgiu e disse para eu escrever o Livro. Comecei a escrever contando histórias que eu vivia e a Voz trazia sabedorias e reflexões profundas. No livro acontece um diálogo entre eu e essa Voz. Portanto não acredito que seja um motivo pessoal que me impulsionou, foi uma Voz que quis se expressar através de mim. Durante o processo de gestação desse livro, reconheci que ele tinha Vida própria.

No lançamento da publicação, a autora ladeada pela família

Sobre o que conta nesta publicação?

Durante o processo de gestação desse livro, reconheci que ele tinha Vida própria. Seu nome mudou algumas vezes, a forma e organização dos textos também, assim como a capa. Digo que ele é um Ser – livro e quis nascer através de mim. Nesse livro expresso minha humanidade, meus pensamentos, medos, angústias e a voz traz sabedorias e reflexões que servem para mim e para os leitores. Viver-se é um convite a despertar um olhar curioso diante da própria Vida. Para que a gente possa se sentir viva com toda nossa humanidade, sem querer chegar em algum lugar, mas desfrutando de cada instante da jornada que é a vida.

Conte um pouco sobre os capítulos e curiosidades de Viver-se.

Ele tem 8 capítulos, cada um com 8 textos… O número 8 me acompanhou nessa experiência e ele fala do infinito, símbolo que carrego comigo há anos. Em uma meditação vi que uma parte desse infinito é a gota. A gota é um ponto que contém todo o universo. A luz e a sombra (mostra a página que se move). O ying, o yang, o humano e o divino, assim somos nós, somos gota que contém um universo a ser descoberto. E este livro é um convite a mergulhar na sua própria gota- universo e se descobrir!

Para quais públicos a publicação é direcionada?

Essa leitura é mais direcionada para mulheres que querem se descobrir. Mulheres que estão cansadas de viver no padrão do dia a dia e querem se sentir livres, vivendo com mais leveza e se permitindo desfrutar a vida.

Quanto tempo você levou para compor o livro?

Um ano e 10 meses.

O que espera que sua publicação provoque ou desperte nos leitores e leitoras?

Acredito que esse livro fala com as pessoas de formas diferentes, ele vai tocar onde a alma do leitor quer ser tocada. Vai despertar sensações, um olhar amoroso diante de si mesma e principalmente um convite a Viver a própria vida com coragem de ser quem é.

Muitas amigas e o público feminino esteve presente à Tulipas para prestigiar Laís

O que mais te marcou enquanto o produzia?

Descobri a riqueza de abraçar minha humanidade. Onde percebi que não precisava de respostas prontas, ou de ser aquela pessoa que eu colocava no pedestal como um ser iluminado que busquei em tantos cursos de autoconhecimento ou religiões. Basta eu ser quem sou, neste instante, com todos as partes de mim – as bonitas e as feias- assim não preciso ser outra pessoa e tudo fica mais leve. Não preciso me esconder ou me esforçar para estar em outro lugar que ainda não estou. Aí mora um descanso gigante. Claro que meu ego teve medo de se expor, mas quanto mais eu me expunha, mas ele se diluía.

E para o futuro? Tem vontade de lançar outros livros? Sobre quais temas? 

Acredito que logo vai nascer outro livro, mas no formato de cartas de oráculo. Vamos aguardar os movimentos.

Para finalizar, onde os leitores podem encontrar o livro?

O livro Viver-se está disponível na Livraria Tulipas em São José do Rio Pardo, Mococa ou pelo site: www.laisgervasio.com.br/livro-viver-se

CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DO LANÇAMENTO DO LIVRO

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br