Legislativo Municipal: Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores nesta semana
Os recorrentes ‘apagões’ que aconteceram em São José do Rio Pardo nas últimas semanas, sendo que ao menos três foram registrados, foram abordados em propositura e apresentados durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara, promovida na terça-feira, dia 2.
O requerimento, de autoria do vereador Gabriel Navega, solicitou à CPFL informações sobre os picos de energia, que ocorreram principalmente à noite e nas madrugadas. “A indagação visa atender a inúmeros questionamentos de munícipes que ficaram preocupados por conta destes ‘apagões’”, justificou.
Já o vereador Henrique Torres solicitou à SAERP – Superintendência de Água e Esgoto de Rio Pardo informações sobre a constante falta de água que ocorre nas imediações da Praça Barão do Rio Branco às quintas-feiras. “Moradores e comerciantes reclamam que está faltando água há tempos durante as quintas-feiras, dia, inclusive, que há feira de produtores na referida praça”, observou.
A vereadora Lúcia Libânio, em indicação à Secretaria de Estado da Segurança Pública e ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado, sugeriu estudos objetivando o retorno do atendimento das chamadas de emergência (190 e 193) para os municípios de onde partem as ligações e não em centrais regionalizadas, como ocorre atualmente, o que proporcionaria mais agilidade no atendimento das mesmas.
A inadimplência de pagamentos da parte patronal foi tema de requerimento do vereador professor Rafael Kocian ao Instituto Municipal de Previdência – IMP. “Gostaria de saber se houve falta de pagamento da cota da parte patronal, por parte dos entes da administração direta e indireta, nos períodos de 1997 a 2000; 2001 a 2004; 2005 a 2008; 2009 a 2012; 2013 a 2016; 2017 a 2020 e 2021 a abril deste ano. Indago, ainda, qual foi o total que deixou de ser recolhido e quais as providências adotadas pelo IMP em razão dos atrasos e falta de pagamentos”, questionou.
Por fim, o vereador Paulo Sérgio Rodrigues requereu ao Executivo Municipal informações relativas às obras prioritárias a serem realizadas no município, objetivando a solicitação de verbas aos deputados federais e estaduais que receberam votação no município.
Texto e foto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal