Lei Orgânica Municipal completou 35 anos de promulgação com homenagens em Solenidade na Câmara

Texto: Natália Tiezzi
Os 35 anos de promulgação da Lei Orgânica Municipal, a principal Lei do município, foram lembrados durante Solenidade promovida pela Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, 24, que contou com Plenário lotado.
Autoridades como o prefeito municipal, Marcio Zanetti, o presidente da Casa de Leis, vereador professor Rafael Kocian, o procurador jurídico da Câmara, Dr. Nelson Crispim Nésio e o ex-vereador e vice-presidente na Legislatura 1989-1992, Dr. José Ruy Junqueira Andreoli compuseram a Mesa.
Na ocasião foram homenageados os ex-vereadores da mencionada Legislatura, que auxiliaram na construção da Lei Orgânica Municipal, o mais importante instrumento jurídico do município, sendo eles João Batista Santurbano, presidente da Casa naquela ocasião, José Ruy Junqueira Andreoli, vice-presidente, Hélio Escudero, Sérgio Ribeiro, Mário Aparecido Gusmão, Anemília Bello, Baptista Zanitti, Carlos Alberto de Souza, Eduardo Manetta, Ilson José Antoniali, José Eduardo Bastos, José Roberto Hernandes, José Roberto Vechini, Luiz Paulo Cobra Monteiro, Paulo Sérgio Rodrigues, Roque Gervásio, Rubens Paulo de Lima, e os suplentes que assumiram por determinado período: Paulo D. Parisi Júnior e Nelson Tinti.
Também receberam homenagens os saudosos Richard Celso Amato e Lourenço Berti, ex-prefeito e ex-vice prefeito, respectivamente, nos anos de 1989 a 1992.
Além dos ex-vereadores que ainda estão entre nós e que compareceram à homenagem, familiares dos saudosos ex-vereadores também estiveram presentes para receberem as honrarias.
Quebrando o Protocolo, num gesto de reconhecimento, Kocian convidou os ex-vereadores Mário Gusmão e Nelson Tinti (suplente) a ocuparem lugares no Plenário, junto aos demais edis.
Em seus discursos, Nelson Nésio, Rafael Kocian e Marcio Zanetti enalteceram a inerente contribuição de todos os ex-vereadores, destacando a importância daquele ano histórico à promulgação da Lei Orgânica, tão importante às diretrizes jurídicas, que levou a muitas conquistas, à ordem e à transparência de ações e decisões dos Três Poderes no município.
A vereadora Lúcia Libânio leu uma crônica, do também saudoso professor Fernando Torres, muito estimado pela edil, que por anos dedicou-se à Assessoria Parlamentar da Casa de Leis, publicada no jornal Gazeta do Rio Pardo sobre a LOM, sendo um marco na cidade.
Já o vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto destacou entidades e pessoas que também contribuíram à elaboração da Lei Orgânica, ressaltando os preciosos auxílios, que jamais serão esquecidos.
Também fizeram uso da palavra os ex-vereadores Mário Gusmão, José Ruy Andreoli e Nelson Tinti, que contaram diversas passagens durante a elaboração da LOM, saudando, ainda, os ex-vereadores já falecidos.
CONFIRA ALGUMAS HOMENAGENS (Fotos: Câmara Municipal)










EXPOSIÇÃO SOBRE A LEI ORGÂNICA
Junto às homenagens, no ante-plenário, uma exposição foi montada, com documentos, matérias jornalísticas e a versão original da Lei Orgânica Municipal sobre sua história.
Também foi exposta uma versão em livro da LOM que, durante a Solenidade, ganhou lugar de destaque no Plenário para que todos pudessem e possam, de agora em diante, aprecia-la.
Além disso, desenhos e redações dos alunos do Ensino Médio da Fundação Educacional compuseram o painel da exposição, cujos trabalhos são em alusão à LOM. Inclusive, alguns trechos foram lidos por Kocian durante a Solenidade devido à qualidade e sensibilidade com que os alunos redigiram.
Todo o levantamento de dados e documentos da exposição foram realizados pelo procurador jurídico da Câmara, Dr. Gabriel Pereira Lima e pelo servidor Matheus Schiavon, que também é diretor executivo do Programa Escola do Legislativo.
O conteúdo completo da Solenidade pode ser acessado pelo link: https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/1725763324728610
CONFIRA ALGUNS REGISTROS DA EXPOSIÇÃO (fotos: Minha São José)






