CIDADEDESTAQUE

Mãe aos 40: Tuca Dassan fala da 1ª gravidez e os motivos que adiaram a maternidade

http://www.minhasaojose.com.br
Ela colocou a carreira em primeiro lugar e disse que hoje se sente mais preparada e segura para ter um filho

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Amigos internautas. Nos despedimos de 2020 com uma entrevista muito especial, abordando um tema cada vez mais recorrente nas famílias deste século: a gravidez tardia, após os 35 anos. Os fatores que levam os casais a adiarem a maternidade são inúmeros, mas, geralmente, é uma decisão da mulher, como é o caso da nossa entrevistada e mamãe de primeira viagem Giovana Dassan de Oliveira, a Tuca, que tem 40 anos.

Ser mãe, que é o sonho de muitas mulheres nunca foi o dela. Tuca preferiu colocar a carreira profissional em primeiro lugar na sua vida. “Esse ano completei 26 anos de Dança, me estabilizei na profissão e este filho, ou melhor, filha, nossa Ayla, chegará na hora certa, no momento mais especial de minha vida. Com relação à carreira, já conquistei inúmeras coisas que eu queria, mas, realmente faltava um filho”, disse.

Embora a profissão tenha sido prioridade em sua vida, Tuca confessou que o relógio biológico da maternidade lhe despertou algumas vezes. “Eu tinha vontade ser mãe, mas isso realmente nunca foi minha prioridade. Mas, claro, algumas vezes pensava como seria a maternidade, eu como mãe, enfim, mas naquelas vezes ainda não era o momento certo. Esse momento chegou agora e estou dividindo com uma pessoa muito especial, meu namorado Edson Artese Filho, o Edinho, que tem 46 anos”.

Tuca explicou que a gravidez não foi planejada. “Foi uma grande e maravilhosa surpresa. Como eu disse, foi no momento certo. Claro que levei um susto, assim como o Edinho, alguns familiares, pois realmente não planejamos um filho. E eu também fiquei um pouco preocupada por conta da minha idade”.

Por falar nisso, desde que soube da gravidez, Tuca procurou um médico para iniciar o pré natal e acompanha-la. “Fiz todos os exames necessários e minha saúde está ótima. Minha médica está me orientando muito bem e ela disse que a prática de atividade física me ajudou muito a ter uma gestação tranquila mesmo aos 40 anos. Até nisso a Dança me ajudou. Pena que não estou podendo dançar nestes meses!”.

Ao lado do namorado, Edinho, Tuca afirmou que ambos não planejaram a gravidez, mas está curtindo cada momento dessa nova fase: “Uma fase abençoada e maravilhosa”

PRECONCEITO, MEDOS, PREOCUPAÇÕES

Ela disse ainda que sofreu um pouco de preconceito quando disse que estava grávida. “Algumas pessoas realmente parece que se assustaram. Pensam que gravidez é doença e não é. Acho que muitas nem foi muito preconceito. É que elas estavam acostumadas com a Tuca dançando, como profissional e acho que nunca passou pela cabeça delas eu grávida, mãe”.

Sobre medos e preocupações, inclusive após o nascimento de Ayla, Tuca relatou alguns. “Serei mãe de primeira viagem e acho que dá um pouco de medo mesmo. Acho que a Tuca mãe será ‘com a cara e a coragem’. Terei que aprender a ser mãe, mas sei que poderei contar com o Edinho, com nossas famílias, enfim, estamos cercados de pessoas que nos amam e já amam muito nossa filha também”.

Questionada se sente-se mais preparada hoje para ser mãe do que a 10 anos atrás, ela foi enfática. “Com toda certeza. Como disse, minha carreira está estabilizada, conquistei tudo que queria e poderei me dedicar à maternidade plenamente. Aos 40 anos a mente é diferente de uma pessoa de 25, 30 anos. Claro que será mais um desafio, mas o mais prazeroso da minha vida”.

Mas, e a Dança? Tuca disse que pretende voltar a dançar, ministrar suas aulas e ter novamente seu espaço, o Dança Comigo, assim que puder. “Além de cuidar da minha filha, é claro que também quero voltar a dançar, dar aulas. A Dança também é minha vida. E voltarei com uma companhia muito especial, da Ayla. Fico imaginando ela dançando comigo…”.

Para finalizar, Tuca disse que apoia a decisão de mulheres que preferem a maternidade tardia. “No meu caso aconteceu sem planejar e na melhor hora para mim e para o Edinho. Acho que as mulheres devem ser mães quando elas decidirem e se essa decisão for aos 35, 40 anos, que assim seja. Porém, elas devem ficar atentas à saúde, fazer o pré natal direitinho, seguir todas as orientações médicas para não correrem riscos. A maternidade, seja qual for a idade, sempre será uma bênção para qualquer família”, concluiu.

Ayla está prevista para nascer no final de março de 2021 e Tuca disse que espera que ela goste de dança tanto quanto ela
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br