CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Manutenções públicas: Tema foi um dos principais abordados pelos vereadores na Câmara

http://www.minhasaojose.com.br
Temas ligados à Saúde e Segurança também foram destacados na Sessão Ordinária da última terça-feira

Na tarde de terça-feira, dia 16, a Câmara Municipal promoveu sua 27ª Sessão Ordinária e os serviços de manutenção pública voltaram à temática de grande parte das proposituras elaboradas pelos vereadores.

Em uma delas, assinada pelo vereador Paulo Sérgio Rodrigues, houve indagação à Prefeitura sobre serviços de manutenção no Cemitério Municipal, principalmente relacionados à periodicidade de limpeza (retirada de lixo, entulho), roçamento, além de questionamentos sobre previsão de reparos nas ruas internas e no local para depósito de velas.

“Munícipes reclamam que visitam o cemitério e a situação encontrada é sempre a mesma: lixeiras lotadas, mato alto, pedras soltas, queimador de velas quebrado, entulhos por todos os cantos. Portanto, atendendo a solicitação de vários munícipes, elaboramos esse requerimento”, justificou.

Já o vereador suplente Andre Luis Barion Schiavon solicitou à Prefeitura informações sobre manutenção em ponte que dá acesso à rua Pedro Bagodi, conhecida como ‘ponte da matinha’. “A ponte está em situação crítica e muitos moradores que acessam o local estão expostos à situação de risco ao passarem pela mesma. Precisamos de uma solução do Executivo para essa questão”, afirmou.

Gabriel Navega também foi mais um vereador a cobrar informações do Executivo com relação a medidas adotadas para combate a escorpiões. “Gostaria de saber se há algum protocolo para combatê-los, pois munícipes encaminham muitos relatos à esta Casa sobre infestação de escorpiões, em bairros diversos, o que coloca em risco a vida e saúde dos mesmos”, destacou.

O uso incorreto de caçambas no município foi tema de requerimento do vereador Antônio José Quessada Neto, que solicitou ao Executivo informações sobre a aplicação da Lei nº 5.826, que regulamenta a utilização das mesmas. “Munícipes relatam problemas com as caçambas mal identificadas e colocadas nas ruas sem obedecer ao que a lei estabelece, expondo, assim, a risco de acidentes e danos aos veículos”, observou.

Um pedido antigo de munícipes gerou requerimento da vereadora Thais Nogueira ao Executivo: a disponibilização de guarda municipal no ponto de ônibus da Rodoviária e imediações. “A solicitação visa atender demanda de munícipes, principalmente pacientes do SUS que aguardam transporte para hospitais em que fazem tratamento, para proporcionar mais segurança nestes horários”, justificou.

Sobre a questão de acessibilidade e também difusão de informações sobre os deficientes e suas dificuldades no dia-a-dia, o vereador suplente Dante Lemes sugeriu à Prefeitura a realização de ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado em 21 de setembro. “As ações/atividades poderiam envolver primeiramente a comunidade escolar para conscientização, reflexão e apoio aos deficientes, principalmente expondo as dificuldades enfrentadas no cotidiano, muitas vezes pela falta de acessibilidade e preconceito”, destacou.

A vereadora Lúcia Libânio, em requerimento à Santa Casa, solicitou informações sobre empresas fornecedoras de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) de ortopedia para as cirurgias SUS. Além dos nomes das referidas empresas, há solicitações para encaminhamentos de notas fiscais dos últimos 5 anos e as três cotações que constam que a empresa tem o menor valor praticado, bem como e se os profissionais tem autonomia para escolher o fornecedor do material utilizado.

Quem também questionou a respeito de notas fiscais, mas à Prefeitura, foi o vereador Henrique Torres, sendo relativas às compras de peças para veículos do Executivo ou de terceiros. “Solicito que, junto às notas, sejam encaminhados relatórios indicando qual peça foi destinada para qual veículo, se o veículo é da Prefeitura ou de terceiros, a data do fornecimento e a data do pagamento”, requereu.

Por fim, o vereador professor Rafael Kocian, em uma de suas proposituras, sugeriu ao Executivo a notificação a proprietários de terrenos na entrada do bairro Por do Sol para que procedam a limpeza dos mesmos, já que se encontram muito sujos.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br