Marcelo Barbosa (Magi): Competência e dedicação na gerência da AAR
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Gerenciar um clube tradicional, que conta com milhares de associados, além de comandar uma equipe formada por 39 pessoas não é tarefa fácil, mas é encarada com muita competência, dedicação e aquela simpatia bem característica de Marcelo José Barbosa, o Magi, que está completando um ano na função de gerente geral da Associação Atlética Riopardense.
Antes de assumir o cargo no tricolor, Magi desempenhou função semelhante no Rio Pardo Futebol Clube, onde permaneceu na área de Manutenção por seis anos.
Entretanto, boa parte da experiência, da disciplina e da socialização foi assimilada por ele durante os longos anos que também se dedicou à Nestlé, e uma curiosidade: “o apelido, Magi, não é uma referência à fábrica, mas sim ao antigo aparelho ‘Magiclick’, quando, ainda criança, um amigo disse que eu me parecia muito com o garoto que aparecia no comercial. Aí ficou…”, contou ele em entrevista ao Minha São José.
O convite para fazer parte da equipe da AAR surgiu por meio do presidente, Dr. Márcio Rioli, e também do Diretor de Esportes, Dr. Ronaldo Bazilli Costa, que foi prontamente aceito por Magi.
E ele aliou o bom conhecimento nas áreas em que atua ao esporte, outra paixão que vivencia até hoje no próprio cotidiano de trabalho. “Joguei futsal por muitos anos e boa parte das pessoas que me conhece foi por meio do esporte, cujo amor e respeito também passei ao meu filho, atualmente jogador de futebol profissional”, afirmou.
DESAFIOS DIÁRIOS
Mesmo com todo carisma, bom humor e aquele sorriso no rosto não é fácil manter um clube em pleno funcionamento. Os desafios são diários, tanto quanto o comprometimento ao trabalho. “Digo sempre que não faço nada sozinho. Graças a Deus tenho uma excelente equipe, que vamos ajustando aqui, ali, sempre visando a ordem, limpeza, excelência em estrutura e qualidade em tudo que o clube oferece ao associado”.
Segundo Magi, o grande desafio, por vezes, nem é propriamente as demandas do trabalho, mas junto a uma pequena parcela de associados. “É realmente desafiador fazer com que alguns sócios compreendam que tudo que está no clube é patrimônio deles e que os mesmos também são responsáveis pelo zelo de todas as dependências e estruturas”, observou.
Ele destacou que para auxiliar na manutenção da ordem e disciplina, o clube investiu em câmeras de segurança, iluminação mais adequada e está orientando os associados quanto à preservação do clube, principalmente mobiliário e estruturas.
Embora diante destes desafios, que aos poucos estão sendo superados, Magi disse que os associados vêm aprovando sua gerência, bem como a Presidência e Diretorias. “É muito bom quando as pessoas confiam no trabalho que vem sendo executado, e sentem que tanto eu quanto a equipe estamos comprometidos com o clube. Melhor ainda é receber um elogio pelo que está sendo realizado que, podem ter certeza, é feito com muito respeito e profissionalismo por todos, desde a manutenção até os professores que atuam aqui na AAR. Somos uma equipe, trabalhamos em equipe e nossa meta será sempre preservar o clube e promover um local agradável, estruturado e seguro aos associados”, concluiu Magi.