CIDADEDESTAQUESAÚDE

Março Lilás: Santa Casa e SAVISA alertam à prevenção ao câncer de colo do útero

http://www.minhasaojose.com.br

A Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente e a Operadora SAVISA apoiam a Campanha Março Lilás, informando e incentivando as mulheres a se prevenirem do câncer do colo uterino.

Além das campanhas internas, direcionadas aos colaboradores, que buscam difundir informação e ações preventivas, tanto o hospital, quanto o plano de saúde alertam sobre a conscientização à doença, principalmente neste mês, que também é dedicado especialmente à mulher.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Radioterapia, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Ele é causado pela infecção persistente por tipos do Papilomavírus Humano (HPV), que em alguns casos de infecção podem ocorrer alterações celulares evoluindo para o câncer.

A boa notícia é que esse tipo de câncer, na maioria das vezes, pode ser evitado. As campanhas dão ênfase às principais formas de prevenção, que são a vacina contra o HPV, o exame preventivo, popularmente conhecido como ‘Papanicolau’ e o uso de preservativo. Confira mais detalhes sobre cada um deles.

VACINA: A vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

EXAME ‘PAPANICOLAU’: Deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, já que detecta alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

PRESERVATIVO: Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

“Mulheres queridas, previnam-se! Aproveitem este mês especial, em que também se comemora o Dia Internacional da Mulher, para atentarem à saúde! Tirem suas dúvidas acerca da doença com médicos ginecologistas e atentem às formas de prevenção do câncer de colo do útero. A prevenção sempre será um gesto de amor à vida!”, destacaram a Santa Casa e a Operadora SAVISA.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br