CIDADEDESTAQUESOCIAIS

Mérito ao trabalho religioso na cidade: Padre Mário é titulado “Cidadão Rio-Pardense”

http://www.minhasaojose.com.br
Padre Mário recebendo o título de cidadania rio-pardense, tendo ao seu lado direito o Cônego João Antônio Darcie e o prefeito Marcio Zanetti, e ao seu lado esquerdo os vereadores Lúcia Libânio e Paulo Sérgio Rodrigues

Em Sessão Solene promovida na noite de terça-feira, 19, o Padre Mario Sergio Marcili recebeu o Título de Cidadania Rio-Pardense pela Câmara Municipal.

A concessão da honraria ao Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 07, de 30 de agosto de 2023, cujo projeto foi proposto pelo vereador Paulo Sérgio Rodrigues, tendo aprovação unânime pelos demais vereadores.

A Solenidade foi presidida pela presidente do Legislativo Municipal, vereadora Lúcia Libânio, tendo ao lado, na Mesa dos trabalhos, as presenças do prefeito Marcio Zanetti e do Cônego João Antônio Darcie.

Também esteve presente à cerimônia, promovida no Plenário da Casa de Leis, o 1º Sargento e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-038, Welton Luís Monteiro Farias, além da comunidade da paróquia localizada na Vila Formosa, convidados e munícipes.

Em seu discurso, a presidente Lúcia destacou o importante trabalho que Padre Mario promove na evangelização dos rio-pardenses, na condução paroquial e na humildade e simplicidade com que atende a todos que dele necessitam. “Carismático, alegre, disciplinado, arrebanhador. Padre Mario ganhou popularidade com essas características, mas principalmente pela humildade e simplicidade com que trata os fiéis. Adequando-se à tecnologia, em muitas manhãs, os internautas despertam com uma oração oferecida por ele ou mesmo antes das missas celebradas. Evangelizar, orar, ouvir, auxiliar o próximo. Propósitos de vida do Padre Mario que também o trouxeram aqui neste Plenário para essa merecida e singela homenagem desta Casa de Leis. Meus parabéns, Padre Mario, por tudo isso que mencionei aqui, mas principalmente pelo seu carinho, respeito e dedicação à sociedade rio-pardense desde que iniciou sua vida religiosa em nossa querida cidade!”, declarou.

Fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia prestigiaram a Solenidade

UMA HISTÓRIA DE DEVOÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO

A chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi, conduziu o Cerimonial e fez a leitura breve do riquíssimo currículo do homenageado, que emocionou e até surpreendeu a muitos.

Além da formação específica para ordenação sacerdotal, Padre Mario também possui graduações em Filosofia, Pedagogia, Psicologia e Direito, tendo sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados em junho deste ano.

Antes de dedicar-se aos estudos religiosos, ele trabalhou em escritório, nas Casas Pernambucanas e no Fórum de Caconde, que é sua cidade natal.

Entretanto, desde a infância e também no período escolar, ele já dava indícios que seguiria o caminho religioso, o que veio a se confirmar na vida adulta.

O Magistério foi outro caminho que Padre Mário experimentou por mais de 25 anos como professor estadual e de Metafísica e Seminários filosóficos na Faculdade Coração de Maria.

Após a leitura do currículo, o vereador Paulo Sérgio Rodrigues parabenizou Padre Mario, observando que seu trabalho religioso está unindo cada vez mais os fiéis, além de enaltecer toda a história do homenageado junto a outras paróquias que também passou, sendo em Caconde, Mogi Guaçu, Vargem Grande do Sul, São João da Boa Vista e Caconde.

O prefeito reiterou a fala do vereador. “A história de vida de Padre Mario aquece o coração. Sua humildade, acolhida e dedicação aos trabalhos paroquiais são notórios. Digo sempre que o que carregamos para sempre conosco é a nossa própria história, as marcas que deixamos ao longo do caminho, e tenho certeza que o senhor já é muito marcante positivamente para o povo rio-pardense. Como é bom compartilhar, junto ao sacerdote, verdadeiramente o Corpo, a Palavra e o Sangue de Cristo”, afirmou.

Já o Cônego Darcie destacou que Padre Mario trabalha muito bem o lado da consciência sacerdotal, no ouvir e orientar aos fiéis, bem como na construção, que envolve as questões de trabalho, inclusive administrativas de uma paróquia. “E conciliar ambas não é fácil. E agora Padre Mário incluiu o terceiro ‘C’ nesta caminhada, sendo Consciência, Construção e Cidadania Rio-Pardense”, lembrou.

Padre Mário assumiu a Paróquia em Rio Pardo em julho de 2019

“VOCAÇÃO PRESBITERAL NÃO É MÉRITO PESSOAL, MAS ESCOLHA DO SENHOR”

Em seu discurso, após receber o título de cidadão rio-pardense, Padre Mario agradeceu aos vereadores e à Câmara pela honraria, bem como à comunidade rio-pardense, destacando alguns trechos de sua vida dedicada à Igreja, e a missão de um sacerdote. “Minha identidade espiritual é de um padre Diocesano buscando o exemplo de João Maria Vianey e São José de Anchieta. Faço aniversário no dia de José de Anchieta e sempre rezei pedindo a sua intercessão. São João Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes, certa vez escreveu: ‘É o sacerdote que continua a obra de redenção na Terra. Se soubéssemos o que é o sacerdote na Terra, morreríamos não de espanto, mas de amor. O sacerdócio é o amor do coração de Jesus’. Sendo assim, a missão dos sacerdotes no mundo não é apenas representar o próprio Cristo, Cabeça da Igreja, mas ele age na pessoa de Cristo. A missão dos sacerdotes é conduzir as pessoas a Jesus. Sendo assim, o padre deve ser uma ponte para ajudar a superar divisões e aproximar as pessoas umas das outras. O padre é um bom pastor, e um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina. Ser padre é expressão de uma convocação particular para uma missão específica a serviço do Povo de Deus. A vocação presbiteral não é mérito pessoal, mas escolha do Senhor”, concluiu.

CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DA CERIMÔNIA

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br