CIDADECOMÉRCIODESTAQUE

Muito além do Artesanato: Ângela, Maria e Juliana apresentam o Espaço Arte Viva

http://www.minhasaojose.com.br
Maria do Bordado ladeada pelas filhas Juliana e Ângela: artesanato em família e abrindo portas para muitos artesãos

Entrevista e texto: Natália Tiezzi/Minha São José

Artesanato – uma arte extremamente peculiar, que enche os olhos e que se tornou a profissão de Ângela Tavares Périco de Souza, que deixou de lado a advocacia para se dedicar à produção de cosméticos artesanais.

Filha de uma das artesãs mais conhecidas da cidade, dona ‘Maria do Bordado’, que faz maravilhas através dos pontos em tecidos, foi nela que Ângela se inspirou e começou a se interessar pelo artesanato.

A história da artesã com a saboaria começou por conta de uma alergia que teve e que a irmã, Juliana, lhe passou uma receita para um sabonete. “A partir daí me interessei muito pelos cosméticos artesanais, fiz cursos, estudei muito e acho que essa veia artesã de minha mãe foi evidenciada de vez em mim”, disse.

Ângela contou que morou 15 anos em Londrina/PR e lá advogava, mas, junto com uma amiga abriu uma saboaria. “E essa ideia me acompanhou em meu retorno a Rio Pardo, dois anos atrás, quando passei a produzir aqui”, explicou.

E não são somente sabonetes que ela produz: a linha de cosméticos artesanais da ‘Flor Angel’ inclui óleos essenciais, cremes faciais e corporais, aromatizantes, geléias de frutas para hidratação corporal, sais de banho, shampoos e, claro, uma ampla linha de sabonetes, inclusive para limpeza de pele e decorados, que fazem muito sucesso nas vendas.

A Arte Viva, localizada na Nove de Julho, 69, é uma loja colaborativa que já conta com dezenas de artesãos, que expõe e comercializam belas peças artesanais

“Personalizamos conforme o pedido do cliente, inclusive kits, tudo para transformar o banho ou pós banho em um momento especial de relaxamento, prazer, com produtos artesanais, preparados com todo cuidado e carinho”, afirmou.

Ao longo destes dois anos, a artesã já participou de várias Feiras em Rio Pardo e região, e não se arrepende de ter trocado o Direito pelo Artesanato. “Sou muito realizada com os cosméticos artesanais e tudo vem dado muito certo, tanto que atualmente tenho um espaço próprio para produção, já que antigamente o meu ateliê era em casa”.

No registro, uma parte das artesãs do Arte Viva, no aconchegante espaço, em meio a seus trabalhos

LOJA COLABORATIVA – ESPAÇO AOS ARTESÃOS RIO-PARDENSES E DA REGIÃO

Desde que residia em Londrina, Ângela sentia a dificuldade dos artesãos em comercializar seus produtos e a pouca valorização da sociedade ao artesanato. Aqui em Rio Pardo não foi muito diferente.

“Por isso que optei por ter meu próprio espaço, mas, conhecendo a gama de excelentes artesãos rio-pardenses e também da região, e seus trabalhos diferenciados tive a ideia de dividir com eles a ideia da loja colaborativa”, disse.

E, assim, o ‘Espaço Arte Viva’ criou formas e vidas. Inaugurado dia 22 de fevereiro, já conta com a participação de dezenas de colaboradores, cada um com seu espaço, que fica à Avenida Nove de Julho, 69, no Centro.

“A inauguração superou nossas expectativas e estamos muito felizes com os resultados do Arte Viva. É um forma de cada artesã e artesão ter seu lugar para divulgar e comercializar seus produtos e o mais importante: fazer com que a população conheça a riqueza em artesanatos que temos aqui – trabalhos que realmente precisavam ser apreciados, valorizados”, ressaltou.

Ângela complementou dizendo que o artesanato não é apenas uma fonte de renda, mas uma terapia para muitas parceiras da loja colaborativa. “Cada um tem uma história de superação em que o artesanato foi um dos caminhos ao êxito, à recuperação da autoestima, à valorização pessoal. Tudo que é produzido por nós carrega muito além de técnicas, mas dedicação e muito amor. Por isso tudo que temos aqui chama realmente a atenção: são peças lindíssimas e, claro, a preços sempre muito convidativos”.

Além da comercialização para consumo próprio dos clientes, o Arte Viva se tornou e quer se tornar ainda mais um ponto de parada obrigatório para aqueles que querem presentear com produtos artesanais e únicos.

“Estamos de portas abertas para recebe-los de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00 (fechado para almoço das 12h00 às 13h30) e aos sábados das 9h00 às 13h00, ou conforme horários especiais do comércio. Venham conhecer, valorizar, se apaixonar e adquirir peças muito bonitas para se ‘mimar’ ou ‘mimar’ alguém especial”, convidou Ângela.

A artesã Ângela e os sabonetes que fazem muito sucesso nas vendas: necessidade de saúde que se tornou trabalho e fonte de renda

CONHEÇA OS ARTESÃOS DO ESPAÇO ARTE VIVA

* Bernadete Bento Gimenes – Eugênia Biojoias – Colares feitos com sementes brasileiras e Artesanatos Bernadete – Arranjos de Flores Secas  

* Patricia Beani – Quero Mais Aço – Bijouterias e Acessórios em Aço Inoxidável

*Ana Vera Maschietto – Coisas de Ana Vera – Costura e Bordados Criativos

* Ariane Muramatsu João – Be Essencial – Óleos Essenciais

* Ana Cláudia Salvadori e Ciça Salvadori – Analele Brinquedos Educativos – Artesanatos em Feltro

* Roberta Cipressa Carvalho Garcia – Roberta Tricô e Crochê – Acessórios, Bolsas e Roupas em tricô/croche

* Silvia Moreira – Gaivota Mosaicos

* Katia Cilene Pedrão Guimarães – Katicil – Artesanato em Pontilhismo

* Flávia Trovatto Scali Rippi – Flateliê – Artesanatos com Decoupage

* Maria de Fátima Florêncio Pizani – Coisas de Maria – Costura Criativa

* Maria Leonor Trovatto de Pietro – Mariart’s Artesanatos

* Benedita Luiza da Silva Lourencini – + Sol Acessórios Africanos

* Emilia Carolina Travesso – Linha Branca Bordados à mão

* Breno Travesso – Reusa Galpão – Garimpo Móveis, Reutilização e Materiais

* Maria José Callegari Amaral – Dioramas e Mini Mundos

* Bianca Vitto – Cervejaria Dela

* Ângela Tavares – Flor Angel Cosméticos Artesanais

* Maria Tavares Perico (Maria do Bordado) – Maria Ateliê

* Juliana Tavares Perico Rissardo – Cantinho da Arte

CONFIRA UM POUCO DOS TRABALHOS ARTESANAIS DO ESPAÇO ARTE VIVA

O www.minhasaojose.com.br agradece ao convite para conhecer esse espaço inédito em Rio Pardo, bem como a parceria de Ângela e demais artesãs e artesãos junto ao site, desejando a todos muito trabalho e êxito no Arte Viva!

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br