Município registra mais 95 casos e cinco óbitos nos últimos sete dias
O número de novos casos e óbitos pela Covid-19 aumentou na última semana em São José do Rio Pardo. No período de 29 de julho a 5 de agosto foram registrados mais 95 casos, sendo que entre os dias 22 e 29 de julho o registro foi de 77 positivados.
Com relação aos óbitos, nos últimos sete dias, mais cinco pessoas morreram, número que também ficou acima da semana entre os dias 22 e 29, cujo registro foi de quatro óbitos.
O número de pacientes monitorados, inclusive após alta médica, também aumentou na última semana. No dia 29 de julho eram 57 pacientes e, no dia 5 de agosto, 86.
A UTI Covid-19 se manteve com três internações, porém todas de pacientes rio-pardenses. Já o número de internações na Enfermaria Covid-19 teve uma queda considerável na última semana. No dia 29 de julho ela estava com oito pessoas internadas, sendo 6 de Rio Pardo e dois da região, e no dia 5 de agosto, o número de internações caiu para 3 pacientes, todos rio-pardenses.
O que também caiu consideravelmente na última semana foi o número de pacientes aguardando resultado de exames. Segundo o Boletim Epidemiológico, no dia 29 de julho, 131 pessoas aguardavam resultados; já no dia 5 de agosto, 24 pessoas.
Neste período de sete dias, 54 pacientes se recuperaram da doença.
Os números de novos casos e óbitos semanais mostram que a população deve e precisa continuar com as medidas de prevenção, assim como os estabelecimentos comerciais, indústrias e empresas adotando os protocolos sanitários contra a Covid-19.
Embora a vacinação com a primeira dose esteja adiantada no município, nem todos ainda se imunizaram com a segunda dose da vacina e muitos nem a primeira. Portanto, o momento ainda exige cautela para que os números de novos casos, internações e óbitos não voltem a registrar grandes picos, como já ocorreu em diversos momentos da pandemia.
A recomendação continua a mesma: uso de máscaras ao sair de casa, no trabalho; distanciamento social, inclusive ao frequentar estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, além de evitar aglomerações em festas, reuniões familiares e a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70.