CIDADEDESTAQUESAÚDE

Município registra mais cinco óbitos e 138 casos positivos em uma semana

http://www.minhasaojose.com.br

São José do Rio Pardo continua com alta taxa de transmissibilidade da Covid-19. Em uma semana, no período de 24 de junho a 1º de julho, o município registrou mais 138 casos positivos da doença, além de cinco óbitos, sendo os dois últimos ocorridos nesta quinta-feira, com idades de 44 e 46 anos. Ainda há um óbito suspeito, de uma pessoa de 79 anos.  

O que também chamou a atenção neste período foi o número de profissionais de saúde contaminados. No dia 24 de junho eram 114 e no dia 1º de julho, 148, um aumento considerável em apenas sete dias. 

Alta também no número de pacientes internados na Enfermaria Covid-19. No dia 24 do mês passado eram 13, sendo 11 rio-pardenses e 2 da região, com 68,42% de ocupação. No dia 1º de julho, o boletim registrou 18 internações, sendo 11 pacientes locais e 7 da região, com 94,73% de ocupação. 

O número de pacientes acometidos pela doença e transferidos para outros municípios se manteve estável, com três pacientes internados em quartos e dois na UTI. 

Houve diminuição no número de pacientes monitorados, inclusive após alta hospitalar, que passou de 89 no dia 24 de junho, para 72 no dia 1º de julho. 

Queda também no número pacientes que aguardam resultado de exames, que era 187 no dia 24 de junho, e 85 na última quinta, dia 1º de julho. 

Além destes, ainda houve uma pequena redução da porcentagem de ocupação na UTI Covid-19. No dia 24, nove pacientes estavam internados, o que correspondia a 90% de ocupação. No dia 1º de julho, sete pacientes ocupavam a Unidade, sendo três rio-pardenses e quatro da região. Porém, esses números nem sempre são positivos, já que boa parte dos pacientes que vão para a UTI estão vindo a óbito.

Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o maior número de casos positivos registrados nos últimos três meses (entre 1º de abril e 1º de julho) está na faixa etária de 31 a 40 anos, com 479 casos, seguida por pessoas entre 21 e 30 anos, com 462 casos. Entre as faixas etárias que registraram maior número de óbito neste período estão entre 41 e 60 anos, com 30 óbitos.  

No período de sete dias, 167 pessoas se recuperaram da doença. 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO DEVEM CONTINUAR, PRINCIPALMENTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL 

A Saúde Municipal, Santa Casa, médicos e profissionais da Saúde que estão na linha de frente fazem apelos à população para que continuem com as medidas de prevenção, inclusive pessoas que já tomaram duas doses da vacina ou apenas uma. O uso de máscaras, a lavagem constante das mãos ou uso de álcool em gel e, principalmente, o distanciamento social ainda se fazem necessários neste período da pandemia, uma vez que as pessoas mais jovens ainda não foram imunizadas. 

E não são apenas os profissionais de saúde que fizeram apelos para que a população mantenha o distanciamento social, mas também os vereadores. Na última terça-feira, 29, durante a sessão ordinária, eles destacaram que os munícipes, principalmente aqueles que continuam se aglomerando, inclusive em reuniões familiares em ranchos, chácaras, precisam se conscientizar sobre a doença, pois nestes encontros as taxas de transmissões da Covid-19 são muito altas e preocupantes, conforme já relatado pelo próprio secretário municipal de saúde. 

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br