Município VerdeAzul: Reunião discutiu agenda de implementação às atividades sustentáveis
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Texto final: Natália Tiezzi
Integrantes da Comissão do Programa Municipal – Município VerdeAzul, engenheiros ambientais, secretarias municipais, Defesa Civil e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), se reuniam n Câmara Municipal na manhã de terça-feira (24), para discutir a agenda de implementação de atividades que sejam inovadoras no conceito de sustentabilidade e gestão ambiental.
O biólogo da prefeitura, Francisco Lopes Fernandes Garcia, juntamente com a engenheira ambiental e especialista em perícia ambiental Vanessa Cerqueira Silva ministraram uma apresentação com um plano de ações para o sucesso do desenvolvimento sustentável do município.
Os encontros serão frequentes, com discussões e debates entre várias secretarias e áreas técnicas específicas, definindo as responsabilidades de cada setor e pasta para o êxito na obtenção do selo Município VerdeAzul.
As discussões acerca do relevante tema e ações para implementar mais ações para que o município realmente tenha uma política voltada à sustentabilidade iniciou no primeiro ano da gestão de Marcio Zanetti, tendo apoio da Câmara Municipal, onde muitos vereadores destacaram algumas ideias que poderiam contribuir ao tema, incluindo a Educação Ambiental, com a participação mais ativas das escolas e alunos rio-pardenses na empreitada.
Em abril de 2022, a Câmara abriu espaço para uma Tribuna Livre, que foi ocupada pelo Dr. José Walter Figueiredo Silva, responsável pelo desenvolvimento e implantação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) no Estado de São Paulo. À época ele explicou que todos os municípios, inclusive Rio Pardo, teriam dois anos para desenvolverem as tarefas das diretrizes do PMVA, sendo que o início ocorreu em setembro de 2021 e terão que ser executadas até setembro de 2023, sendo que a avaliação do município será em julho de 2024.
Por este motivo, o Executivo Municipal vem tratando o assunto com mais destaque para que realmente essas tarefas das diretrizes e ações sejam efetivadas no município, o que contribuirá à qualidade de vida dos munícipes em diversas áreas, principalmente no tocante à preservação do Meio Ambiente, reciclagem, destinação de lixo e resíduos e, especificamente para São José, a conclusão da obra ao tratamento global de esgoto como, inclusive, mencionado pelo Dr. José Walter.