Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores nesta semana no Legislativo
A programação de Natal de 2022 foi um dos temas abordados durante a 39ª Sessão Ordinária da Câmara, promovida na terça-feira, dia 8. A propositura, de autoria do vereador professor Rafael Kocian, questionou a Prefeitura sobre o cronograma de atividades previstas, locais e espaços que receberão enfeites, além de indagar sobre o orçamento destinado aos eventos.
Já as subvenções às entidades assistenciais rio-pardenses foi motivo de requerimento do vereador Gabriel Navega ao Executivo Municipal. Ele solicitou informações sobre a possibilidade de aumento dos valores repassados às instituições, pois estão defasados e as mesmas necessitam desses aumentos para manterem-se em funcionamento.
“Recebi inúmeras solicitações de entidades para esse possível aumento das subvenções. Essas instituições merecem um olhar diferenciado do Executivo, pois prestam serviços essenciais ao município, principalmente a populações e grupos mais vulneráveis”, observou Navega, que também contou com o apoio de demais vereadores no pedido à Prefeitura.
A manutenção em pontos de ônibus circular foi novamente abordado em Plenário, dessa vez pelo vereador Eduardo Ramos, que solicitou ao Executivo informações sobre a realização de reparos na calçada e no ponto de circular central, localizado atrás da igreja Matriz. “As calçadas, assim como alguns bancos estão muito danificados, o que pode ocasionar acidentes aos usuários do transporte público. Manutenções são necessárias e com urgência naquele ponto, que é um dos mais utilizados”, afirmou.
O vereador Henrique Torres, em um de seus requerimentos, solicitou à Prefeitura informações sobre a recomposição salarial e demais vantagens funcionais dos servidores públicos municipais para o ano de 2023. “A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento recebeu ofício do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos com questionamentos sobre qual a previsão de recomposição salarial para o próximo ano aos servidores, alegando não ter ficado claro no Projeto de Lei nº 180/2022, em tramitação nesta Casa de Leis. Qual seria a previsão real dessa recomposição e demais vantagens funcionais, e a previsão de envio do Projeto de Lei da reforma administrativa dos servidores municipais?”, questionou.
O vereador Pedro Giantomassi requereu à Prefeitura informações sobre previsão de recapeamento na rua Professora Silvia Martins da Silveira de Sylos, no bairro Domingos de Sylos, que, segundo moradores, foi a única via que não recebeu os serviços de recape.
Por fim, no Expediente Livre, o vereador Paulo Sérgio Rodrigues voltou a questionar a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde e Medicina Preventiva sobre a divulgação de boletins diários relativos à situação da Covid-19 no município. “Faz muito tempo que não temos mais os boletins diários com a real situação da doença na cidade e esses dados são essenciais, principalmente para a população se precaver. Sabemos que a Covid-19 ainda não acabou, que registra muitos casos diariamente Brasil afora, inclusive com vítimas fatais. Peço, novamente, para que a Prefeitura disponibilize as informações por meio dos boletins diários, como era feito meses atrás. Informação é primordial aos cuidados que ainda temos que ter com essa doença”, finalizou.