CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Na Sessão: Lixo em praça, dedetização em bairros e doação de órgãos foram abordados pelos vereadores

http://www.minhasaojose.com.br

Durante a 43ª Sessão Ordinária, promovida na tarde de terça-feira, dia 23, na Câmara Municipal, os vereadores, entre outros assuntos pautados em suas proposituras, voltaram a destacar a falta dos serviços de manutenção na rede de iluminação pública municipal, que vem deixando muitas ruas na total escuridão. 

Inclusive o assunto também foi tema de abordagem do prefeito Marcio Zanetti durante explanação sobre a Lei Orçamentária Anual nesta semana em plenário, que reconheceu a falha da Prefeitura na resolução deste problema, e afirmou que a licitação para contratação de nova empresa que prestará esse tipo de serviço será realizada, mas com um pouco de atraso. 

O lixo acumulado na Praça Barão do Rio Branco, principalmente aos finais de semana e em virtude da realização de feira no local, foi tema de requerimento do vereador Henrique Torres ao Executivo Municipal.  

“Todo domingo, o lixo acumulado pela feira que ocorre na praça, somado ao lixo descartado pelos comércios em frente é volumoso e, além de deixar um aspecto de ‘lixão ao ar livre’, promove a proliferação de moscas em um dos pontos turísticos da cidade, e que deveria ser para as famílias rio-pardenses e turistas, que são obrigados a transitar pelo local dividindo espaço com toda essa sujeira, já que o lixo, ao que consta, fica acumulado por todo o domingo e é coletado somente na segunda-feira”, justificou o vereador. 

A proliferação de animais peçonhentos, entre eles roedores, cobras, aranhas e escorpiões também vem preocupando moradores dos bairros Jardim Margarida e Altos da Serra. Para tentar solucionar o problema, o vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto sugeriu à Prefeitura a realização de serviços de dedetização em ambos bairros. 

Já o vereador professor Rafael Kocian sugeriu à Secretaria Municipal da Saúde, Operadoras de Saúde que atuam no município, Santa Casa, demais órgãos de saúde e a imprensa local o desenvolvimento de ações de conscientização sobre a doação de órgãos, conforme a Lei Municipal nº 5.615, de 03 de novembro de 2020. 

Kocian também solicitou ao Executivo e Autarquias Municipais informações sobre ações desenvolvidas para consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para agenda 2030. Entre os questionamentos, o vereador indagou sobre a existência de planos e metas sobre o assunto e, em caso positivo, o envio dos mesmos à Câmara. 

Os vereadores Antônio José Quessada Neto (Toco) e Moraci Bállico realizaram inúmeras proposituras, solicitando informações e sugestões para manutenção de ruas em diversos bairros. Toco, por exemplo, solicitou reparos em um buraco na calçada da praça Juscelino Kubitschek, onde foi realizado um conserto em cano de água, inclusive citando que uma senhora caiu no local. 

Já Moraci sugeriu a retirada de galhos e entulhos em ruas do bairro Santo Antônio, onde, segundo moradores, isso vem prejudicando a passagem de pedestres e atrapalhando o trânsito, além de causar a proliferação de animais peçonhentos. 

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br