Na Sessão: Zeladoria Urbana, coleta seletiva e patrulha rural foram alguns assuntos abordados pela vereança
Na terça-feira, dia 7, iniciou o Ano Legislativo de 2023 na Câmara Municipal, com o retorno dos vereadores do recesso parlamentar. À tarde foi promovida a 1ª Sessão Ordinária, com centenas de proposituras apresentadas pela vereança sendo, em sua maioria, destinadas ao Executivo Municipal.
Entre os requerimentos, o vereador Eduardo Ramos solicitou à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Obras informações sobre obra na Avenida Benedito dos Reis Scigliani, no Conjunto Habitacional Buenos Aires. “O buraco está consumindo a calçada e em breve deve acometer a via pública, causando problemas ainda maiores aos que já ocorrem no local, conforme relatos de moradores”, justificou.
Já a vereadora Thais Nogueira indagou a Prefeitura a respeito do acesso da população rural aos serviços públicos oferecidos pelas secretarias municipais. “Quais seriam esses serviços ofertados pelas Pastas e a forma de acesso aos mesmos pelos moradores da zona rural? É importante conhecermos e fazer essa população também conhecer para que possam utiliza-los, cobra-los, enfim. Tal qual no perímetro urbano, esses serviços são essenciais aos munícipes que residem em sítios, chácaras, fazendas”, observou.
Ainda com relação à zona rural, o vereador Paulo Sérgio Rodrigues solicitou informações, junto ao Executivo, sobre a Patrulha, com documentos descritivos do planejamento de serviços e datas desde maio de 2021; demonstrativo de itinerários, dados dos Guardas Civis Municipais que trabalham com o veículo camionete recebida do governo estadual aos serviços, cópia de ocorrências dos últimos 19 meses e das rotas determinadas pelo secretário municipal de Segurança e Trânsito.
O vereador Antônio José Quessada Neto questionou a Prefeitura sobre a previsão à contratação de veterinário para o Canil Municipal. A reinvindicação é antiga devido à demanda de trabalho no local, conforme já explicou o próprio vereador.
A abertura e encerramento de atividades de empresas no município foi tema de requerimento do vereador Henrique Torres ao Executivo. Ele solicitou relatórios contendo o número de empresas abertas e fechadas nos últimos dois anos, relação de empresas com pedido de abertura na Prefeitura sem efetivação, e de empresas com pedidos de baixa pendentes, além da justificativa para cada processo parado, tanto para abertura, quanto para encerramento de atividades.
A vereadora Lúcia Libânio requereu à Santa Casa informações sobre as Autorizações de Internação Hospitalar no tocante ao pagamento das mesmas aos médicos, além de solicitar o encaminhamento de empenhos destes profissionais ou documentos similares que apontem todos os vencimentos custeados pelo Sistema Único de Saúde.
A coleta seletiva de lixo foi tema de requerimento do vereador Fernando Gomes ao Executivo. Ele questionou sobre a previsão de início da mesma, quais fatores impediram o seu início até o momento e quais trabalhos já foram realizados pelo Programa Recicleiros, justificando que as informações servirão para elucidar questionamentos recebidos sobre o assunto.
Ainda sobre a questão do lixo, o vereador Pedro Giantomassi sugeriu à Prefeitura a inclusão do bairro Mano Merli na rotina da coleta domiciliar, pois o local já conta com moradores e não está sendo contemplado com o serviço.
O vereador professor Rafael Kocian, em indicação ao Departamento de Estradas de Rodagem, sugeriu a instalação de radares na Rodovia Prefeito Lupércio Torres. “Ao longo da rodovia existem residências, chácaras, estabelecimentos comerciais e muitos pedestres também vêm utilizando o acostamento à prática de caminhadas, portanto, o atendimento ao sugerido radar poderá coibir a velocidade praticada no local e prevenir a ocorrência de acidentes”, destacou.
Os reparos nas estradas rurais voltaram a ser tema de indicações, dessa vez de autoria do vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto. Ele sugeriu os serviços na estrada rural sentido Fazenda Tubaca/Fazenda São Paulo. Em outra indicação, o vereador fez sugestão para que a Prefeitura proceda reparos na iluminação da Ponte Nova.
Por fim, o vereador Gabriel Navega sugeriu à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria o roçamento de mato na rua Natal Spagnuolo, no Jardim Margarida. Na mesma rua, em outra indicação, o vereador indicou à Secretaria Municipal de Obras a realização de serviços de tapa buracos, justificando ambas pelas condições precárias no local e em atendimento às demandas dos moradores.
Texto e foto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal