Nova Gestão: Presidente eleito Márcio Prevital fala das expectativas para o RPFC nos próximos anos
Entrevistas e textos: Natália Tiezzi
O Rio Pardo Futebol Clube elegeu nova Gestão Administrativa, tendo a posse do presidente eleito, Márcio Henrique Prevital, e do vice-presidente, Paulo Sérgio Pereira, realizada dia 20 de dezembro no poliesportivo do alvinegro, e que também contou com a presença de diretores do Conselho Deliberativo e do atual presidente, Marcelo Callegari Zanetti.
A Gestão de Márcio Prevital será entre os anos de 2023 e 2026, sendo que ele já participa da Diretoria do Clube faz oito anos, iniciando como Secretário nos quatro primeiros e ocupando a vice-presidência na gestão de Marcelo Callegari Zanetti entre 2019 e 2022.
O www.minhasaojose.com.br entrevistou Marcio Prevital e Marcelo Zanetti sobre o ‘antes’ e o ‘depois’ do RPFC, que passou por mudanças significativas nestes últimos anos. Zanetti observou que quando assumiu a presidência encontrou um clube em condições difíceis, tanto na questão financeira, quanto organizacional, sem um plano de gestão claro.
“Estabelecemos processos, inclusive planos de trabalho e gestão para todas as áreas do clube, da esportiva até a administrativa. Nestes 8 anos investimos cerca de R$ 2 milhões na recuperação de várias áreas, melhoramos a estrutura do alvinegro, implantamos programas específicos a diversos esportes e reorganizamos a área administrativa, o que nos proporcionou equilibrar as contas, sempre em busca de oferecer o melhor ao nosso associado, que notou as mudanças positivas no clube, auxiliando-nos nas demandas”, destacou Marcelo.
Ele fez questão de agradecer a todos os colaboradores do clube, em especial à Renata, Magi, Juninho e Márcio Prevital, bem como à Diretoria Administrativa e ao Conselho Deliberativo pelo apoio imprescindível durante sua gestão.
Já o presidente eleito, Márcio Prevital, observou que boa parte dos projetos iniciados na gestão de Zanetti serão continuados. “Entre os principais, que chamamos de ‘sonhos’, estão as reformas de médio e grande porte, bem como o projeto arquitetônico, este a longo prazo, que inclui a construção da nova sede do alvinegro junto às piscinas e poliesportivo”, afirmou.
Prevital também agradeceu e reconheceu o trabalho de Marcelo à frente da presidência, destacando todo aprendizado nos últimos anos. “Iniciei na Diretoria tendo uma visão de associado e assumo a presidência ainda com essa visão dos sócios, mas também a visão administrativa, sendo que esse equilíbrio é o que garante o êxito do clube. Nosso RPFC reconquistou um lugar que jamais deveria ter sido perdido: no coração de cada associado, que hoje sente-se novamente orgulhoso de frequentar um clube de excelência, estruturado, recuperado em todos os sentidos”, concluiu.
Abaixo segue um texto de colaboradores e diretoria do RPFC em reconhecimento e agradecimento ao trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Marcelo Zanetti, publicado originalmente em Evidência Revista, gentilmente cedido ao site para compor essa matéria.
“Marcelo, sua passagem pelo alvinegro foi, no mínimo, marcante, pois foi a partir de sua primeira gestão que o clube começou a reagir após longos anos quase esquecido, principalmente pelos rio-pardenses.
Você é, como se diz popularmente, ‘cria’ do clube. Passou a infância, a adolescência nas dependências do Rio Pardo sendo atleta, assistente técnico, professor e presidente, merecidamente, pois sempre foram nítidos o amor, o comprometimento e a dedicação dele ao clube.
O jovem presidente resgatou muito além das memórias do tradicionalíssimo alvinegro, mas o orgulho de colaboradores e do associado em dizer que fazia parte do Rio Pardo Futebol Clube, não apenas como meros trabalhadores ou contribuintes, e sim como parte de uma instituição que estava voltando a crescer, se desenvolver e estar no patamar que nunca deveria ter saído: o de um grande clube rio-pardense.
Mas, ‘colocar a casa em ordem’ não foi fácil. Marcelo enfrentou inúmeras dificuldades, entretanto transformou-as em oportunidades e fez com que todos ao seu redor também acreditassem na possibilidade de resgatar praticamente tudo no RPFC.
Estudioso, Marcelo usou de seu vasto conhecimento em Educação Física, políticas públicas e administração para também empreender novidades, principalmente nas modalidades esportivas do clube, entre elas no basquete, futebol, melhorando a qualidade esportiva como um todo, propondo uma nova dinâmica que não visa apenas o atleta de alto rendimento, mas a base bem feita nas escolinhas, o convívio social e a formação cidadã proporcionada pelo esporte.
Em suas gestões ficaram claras também as melhorias na estrutura do clube, que passou por várias reformas, priorizando o bem estar ao funcionário e aos associados e recuperando espaços até então esquecidos ou nunca utilizados.
Quem adentra o amplo poliesportivo nota o cuidado que vai desde o jardim até o ginásio, academia, secretaria administrativa, piscinas, quadras abertas, etc.
Dentre os inúmeros projetos desenvolvidos em sua gestão, talvez o mais complexo deles seja a reformulação à construção da nova sede do alvinegro – uma grande conquista para a cidade e um resgate à própria dignidade alvinegra.
Em tudo que Marcelo promoveu em sua gestão, desde as ações mais simples, às mais complexas, a paixão pelo clube sempre falou mais alto e foi esse sentimento que realmente transformou o alvinegro.
Elogios dos sócios e funcionários são constantes, pois todos perceberam o empenho da presidência e também da diretoria em proporcionar um clube cada vez melhor em todos os sentidos.
O aluno, professor e presidente Marcelo deve estar orgulhoso do trabalho que, junto à sua equipe, promoveu. Ele deixa a presidência e também um legado ao clube, construído com muito afinco, suor, lágrimas, vitórias, derrotas, todavia com a certeza, absoluta, de que hoje todos comungam do mesmo sentimento em relação ao alvinegro: o orgulho de pertencer ao RPFC.
Parabéns, Marcelo, e obrigado por exatamente tudo!