Nutricionista alerta: Restrições alimentares severas podem gerar compulsão alimentar
Texto: Natália Tiezzi
Exagerou na comida e na bebida nas festas de final de ano? Está pensando em fazer dieta, aquelas bem severas? Pois saiba que grandes restrições alimentares podem ter o efeito reverso, ou seja, propiciar à compulsão alimentar.
A afirmação é da nutricionista Marina Féchio, que afirmou que as dietas, principalmente aquelas sem acompanhamento profissional, podem trazer mais malefícios que benefícios ao organismo. “Passadas as festas, agora é hora de voltar à rotina. Sem restrições severas, sem julgamento e o principal, sem culpa”, orientou.
Para Marina, que atende centenas de pacientes em seu consultório, principalmente no início do ano, já que muita gente exagera e depois quer perder peso rapidamente, as restrições alimentares severas como, por exemplo, pular refeições, podem estimular a compulsão alimentar. “Por isso é muito importante que as pessoas busquem sempre a orientação de um nutricionista para iniciar qualquer dieta. Ele avaliará não apenas essa questão, mas o organismo como um todo, e vai prescrever a dieta mais adequada. Nunca faça dieta por conta própria, ou a dieta dos amigos e também não tome medicamentos sem orientação médica. Isso pode ser muito perigoso à sua saúde”, alertou.
Para este início de ano, a dica da nutricionista para todos que exageraram no final do ano é:
– Fazer um café da manhã rico em proteína (ovos, queijos)
– Tomar muita água
– Caprichar na salada no almoço e no jantar
– Consumir frutas