“Olhar à Saúde Mental precisa ser voltado à toda comunidade escolar”, observou a psicóloga Ana Beatriz Moreira
Na noite de quinta-feira, dia 15, a Câmara Municipal, por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” abordou mais um tema relevante em palestra “A Saúde Mental nas Escolas” – assunto que se tornou ainda mais presente no convívio escolar durante e após a pandemia da Covid-19, sendo cada vez mais sentida por profissionais e alunos que passaram a desenvolver ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc.
A palestra foi ministrada pela psicóloga e analista de comportamento Ana Beatriz de Souza Moreira, idealizadora do Projeto Serviço de Plantão Psicológico durante a pandemia, com atendimentos gratuitos aos profissionais da educação.
Nestes sete anos de atuação, Ana Beatriz já ministrou palestras em escolas, hospitais, empresas, com os mais variados temas, e participou de rodas de conversas e mesas redondas, com ênfase em Saúde mental e o cuidado de mulheres.
Durante a palestra, promovida no Plenário e contando com a participação dos vereadores Lúcia Libânio, Rafael Kocian e Thais Nogueira, além do público e dos internautas, a psicóloga trouxe conceitos sobre a definição de saúde, saúde mental, o direito à saúde e a saúde mental junto à escola.
Ana Beatriz também abordou a preocupação com a “saúde mental”, que já era evidente na comunidade escolar, mas que ficou ainda mais na pandemia, observando que, muitas vezes, os problemas emocionais não ficam fora da escola.
De forma simples e objetiva, a psicóloga também mencionou, em um dos tópicos abordados, a era da informação (e desinformação) tecnológica, o que também vem contribuindo, por vezes de forma negativa, à saúde mental dos jovens alunos.
Mas não foi somente a saúde mental voltada aos alunos que Ana Beatriz destacou. Ela chamou a atenção para os cuidados voltados também à comunidade escolar como um todo, principalmente aos professores, que lidam com situações diferentes, complexas e que também precisam de acolhimento, acompanhamento à questão emocional.
Redes de apoio, como as que ocorreram durante a Pandemia, são fundamentais, segundo a psicóloga, onde todos possam voltar os olhares, estudos e ações para garantir a saúde emocional dentro do ambiente escolar.
Ao final da explanação, a psicóloga respondeu a diversos questionamentos e concluiu observando o quão importante é a vivência dos sentimentos, com verdade e de maneira saudável. “Acreditamos que as novas gerações trabalhem as questões emocionais de forma mais natural justamente para evitar muitos problemas que notamos hoje em dia. Entretanto, o Poder Público, as escolas, enfim, órgãos competentes também precisam ter esse olhar à saúde mental como um direito e um dever para a comunidade escolar”.
A palestra, na íntegra, pode ser acessada pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/805550577940456
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal