CIDADEDESTAQUESAÚDE

“Olhar à Saúde Mental precisa ser voltado à toda comunidade escolar”, observou a psicóloga Ana Beatriz Moreira

http://www.minhasaojose.com.br
A psicóloga abordou o tema “Saúde Mental nas Escolas” em palestra na Escola do Legislativo

Na noite de quinta-feira, dia 15, a Câmara Municipal, por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” abordou mais um tema relevante em palestra “A Saúde Mental nas Escolas” – assunto que se tornou ainda mais presente no convívio escolar durante e após a pandemia da Covid-19, sendo cada vez mais sentida por profissionais e alunos que passaram a desenvolver ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e analista de comportamento Ana Beatriz de Souza Moreira, idealizadora do Projeto Serviço de Plantão Psicológico durante a pandemia, com atendimentos gratuitos aos profissionais da educação.

Nestes sete anos de atuação, Ana Beatriz já ministrou palestras em escolas, hospitais, empresas, com os mais variados temas, e participou de rodas de conversas e mesas redondas, com ênfase em Saúde mental e o cuidado de mulheres.

Durante a palestra, promovida no Plenário e contando com a participação dos vereadores Lúcia Libânio, Rafael Kocian e Thais Nogueira, além do público e dos internautas, a psicóloga trouxe conceitos sobre a definição de saúde, saúde mental, o direito à saúde e a saúde mental junto à escola.

Ana Beatriz também abordou a preocupação com a “saúde mental”, que já era evidente na comunidade escolar, mas que ficou ainda mais na pandemia, observando que, muitas vezes, os problemas emocionais não ficam fora da escola.

Ela respondeu a muitos questionamentos, inclusive do vereador professor Rafael Kocian e de internautas que acompanharam a explanação

De forma simples e objetiva, a psicóloga também mencionou, em um dos tópicos abordados, a era da informação (e desinformação) tecnológica, o que também vem contribuindo, por vezes de forma negativa, à saúde mental dos jovens alunos.

Mas não foi somente a saúde mental voltada aos alunos que Ana Beatriz destacou. Ela chamou a atenção para os cuidados voltados também à comunidade escolar como um todo, principalmente aos professores, que lidam com situações diferentes, complexas e que também precisam de acolhimento, acompanhamento à questão emocional.

Redes de apoio, como as que ocorreram durante a Pandemia, são fundamentais, segundo a psicóloga, onde todos possam voltar os olhares, estudos e ações para garantir a saúde emocional dentro do ambiente escolar.

Ao final da explanação, a psicóloga respondeu a diversos questionamentos e concluiu observando o quão importante é a vivência dos sentimentos, com verdade e de maneira saudável. “Acreditamos que as novas gerações trabalhem as questões emocionais de forma mais natural justamente para evitar muitos problemas que notamos hoje em dia. Entretanto, o Poder Público, as escolas, enfim, órgãos competentes também precisam ter esse olhar à saúde mental como um direito e um dever para a comunidade escolar”.

A palestra, na íntegra, pode ser acessada pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/805550577940456

Ana Beatriz recebendo o certificado os vereadores Lúcia Libânio e Kocian

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br