ONG MAPEAR expõe dificuldades e sonho de ampliação para atender mais crianças
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal
Na terça-feira, dia 11, a ONG MAPEAR – Mobilizando Amigos Pelo Amor, participou da Tribuna Livre na Câmara Municipal. O convite à participação foi de autoria do vereador Eduardo Ramos.
A presidente da ONG, Jussara Simonetti, acompanhada do vice-presidente, Gabriel Rodella e pelo Gestor de Projetos, Crhistiano dos Santos, além de demais membros estiveram presentes em Plenário para abordar o tema “Projeto de Ampliação da MAPEAR”.
Antes, porém, Jussara, Gabriel e Crhistiano falaram um pouco sobre o trabalho social que a ONG já promove há 8 anos e que atualmente atende 75 crianças do bairro Domingos de Sylos e adjacências.
Eles explicaram que as atividades desenvolvidas na MAPEAR, que incluem socioeducativas, culturais e esportivas, além de reforço são promovidas no contraturno escolar dos alunos que frequentam a ONG.
“Além dessas atividades, que contamos com uma excelente equipe de professores e monitores para desenvolvê-las, a ONG também fornece alimentação às crianças, sendo que muitas vêm justamente por isso e acabam gostando e participando das atividades propostas”, informou Jussara.
Gabriel ressaltou que a ONG é uma escola de vida para ele e para toda a comunidade, observando que embora no período de pandemia as doações às custas da MAPEAR tenham diminuído foi um período de muita união entre a equipe, as crianças e as famílias.
“Muitas pessoas se tornaram voluntárias na ONG por notarem nossas dificuldades em mantê-la, principalmente neste período de pandemia. Ainda enfrentamos muitas dificuldades para manter a MAPEAR, mas hoje a comunidade está mais engajada com ela, compreendendo seu real objetivo, que é promover a Educação de forma complementar junto à escola e essas famílias”, afirmou Gabriel.
Já Crhistiano apresentou o que todos da ONG chamaram de sonho: o projeto de ampliação da MAPEAR, cujo objetivo é poder acolher e atender mais crianças, proporcionando uma estrutura ainda melhor, inclusive para otimizar as atividades e ações. “Basicamente o que pretendemos fazer é ampliar a área construída, cujo espaço foi cedido à ONG pela Prefeitura, com pelo menos mais duas salas para realização de atividades e multiuso, um galpão, para realização de ações e eventos beneficentes à MAPEAR, os quais também auxiliam em sua manutenção, além de banheiros. Já temos o projeto, porém precisamos de apoio para que consigamos tirá-lo do papel. É um sonho poder acolher e atender ainda mais crianças, embora hoje já tenhamos dificuldades para manter esses atendimentos que são realizados. Contamos com o apoio desta Casa de Leis, dos vereadores, para que a MAPEAR continue e que, um dia, possamos realmente ampliar sua estrutura”, salientou o Gestor de Projetos.
A vice-presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio, que presidiu a Sessão Ordinária naquele dia reconheceu e enalteceu o trabalho desenvolvido pela ONG, comungados pelos vereadores, que afirmaram que ajudarão a MAPEAR, inclusive por meio de emendas impositivas aos projetos desenvolvidos.