CIDADEDESTAQUESAÚDE

Operadora SAVISA promove Caminhada de Mobilização à Prevenção do Câncer de Mama

http://www.minhasaojose.com.br

Como parte das atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa, a Operadora SAVISA promove, dia 29 de outubro, sábado, a “Caminhada de Mobilização à Prevenção do Câncer de Mama”. A concentração será em frente ao SAVISA, à rua Campos Salles, com início às 8h00.

“Todos estão convidados a participarem desta caminhada pela saúde, pela vida e principalmente pela conscientização ao câncer de mama”, destacou a gestora da Operadora SAVISA, Ana Paula da Siva.

Além de um excelente exercício e de uma forma de auxiliar a Campanha Outubro Rosa, quem participar da caminhada também poderá exercer a solidariedade doando um quilo de alimento não perecível, que será destinado à Santa Casa.

PALESTRA COM O MÉDICO ONCOLOGISTA UANDERSON RESENDE

Na manhã de quinta-feira, dia 13, a Operadora SAVISA e a Santa Casa promoveram palestra em alusão à Campanha Outubro Rosa, com o objetivo de abordar o Câncer de Mama. A abordagem foi realizada pelo médico oncologista do Setor Oncologia SAVISA, Dr. Uanderson Resende, que foi além do tema e destacou ‘a mulher por inteiro’ para que não apenas se previnam à doença, mas a outros tipos de cânceres.

Entre o público presente, alunos do curso de Enfermagem da UNIP/Rio Pardo, do 6º e 7º semestres, colaboradores da Santa Casa de diversas áreas e do setor de Enfermagem, além da gestora da Operadora SAVISA, Ana Paula da Silva e da psicóloga oncológica e credenciada ao plano, Ana Amélia Junqueira Capuano, que abriu a palestra, que teve lugar no anfiteatro da Santa Casa.

Antes de iniciar no tema, Dr. Uanderson fez questão de enaltecer o trabalho do Setor Oncologia SAVISA e os profissionais que atuam – uma equipe multidisciplinar, que oferece atendimento humanizado, acolhimento ao paciente, sendo muito além de apenas oferecer a quimioterapia, mas todo o tratamento necessário.

Sobre o Câncer de Mama, Dr. Uaderson iniciou desmistificando a doença. “Muitos ainda pensam que o diagnóstico de câncer de mama é sentença de morte e não é assim. De cada 100 mulheres que recebem esse diagnóstico, 96 se curam. De 10 lesões, 9 são benignas”, observou.

Entretanto, ele chamou a atenção para a conscientização à doença, ou seja, a informação e o diagnóstico precoce, que também auxiliam nas taxas de cura.

“Informação é fundamental, principalmente o que estamos fazendo aqui hoje, pois vocês também serão difusores delas e beneficiarão a população. Além disso, orientação. As mulheres precisam aprender a se tocar para fazer o auto-exame das mamas e, claro, fazer os exames para possível detecção das lesões. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura, para se salvar uma vida”, afirmou.

Ao longo da palestra, Dr. Uanderson destacou números da doença no Brasil, taxas de cura, a diferença dos tumores benignos e malignos, entre outras informações voltadas ao público presente.

“Queremos chamar a atenção de diferentes públicos, inclusive estudantes, para a importância da informação com relação ao câncer de mama. Todos podemos ajudar a informar a respeito da doença, orientando para salvar vidas”, concluiu a gestora Ana Paula da Silva.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br