Os 159 anos de Euclides da Cunha: Um legado a Rio Pardo, ao Brasil e ao mundo
Texto: Natália Tiezzi
Hoje, vinte de janeiro é o aniversário de nascimento, 159 anos do escritor, jornalista e engenheiro Euclides da Cunha. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Casa Euclidiana, prestou homenagem pela data especial, destacando sua contribuição cultural inerente a Rio Pardo, ao Brasil e ao mundo.
Mas, o legado de Euclides da Cunha vai muito além da Cultura. Ele ‘passeava’ sabiamente por áreas como a Educação, a Saúde, o Meio Ambiente, a Engenharia, sempre à frente do seu tempo: seja nas denúncias, nos apontamentos e nas opiniões, por vezes ácidas e necessárias àquela época, e ainda tão atuais, tanto que o escritor é tema de estudos e teses até hoje.
Especificamente em São José, Cunha contribuiu não apenas à literatura ao dedicar à escrita de parte de Os Sertões na emblemática “Cabana de Zinco”, mas ainda se faz presente na estrutura do município, no cotidiano rio-pardense por meio da Ponte Metálica.
Rio Pardo talvez seja uma das cidades que mais contemple a memória euclidiana, principalmente no aniversário de Euclides, da Ponte ou na Semana dedicada a ele, que o enaltece através das mais diversas manifestações artísticas, culturais e educacionais.
Assim como o legado euclidiano nunca morrerá, o município vem garantindo também que não seja esquecido. Prova disso é a competência e dedicação de profissionais, de ontem e de hoje, que trabalharam e trabalham para este objetivo: manter viva a história de Euclides da Cunha, adaptando-a ao século XXI, à tecnologia, mas sem perder sua essência – um verdadeiro desafio a cada ano, mas sempre superado pelo Conselho Euclidiano, pelos servidores municipais que trabalham nos ‘bastidores’ dos eventos, e pelo povo rio-pardense, que contempla e contemplará sempre Euclides da Cunha.
Encontros, reuniões e definições já estão ocorrendo para datas marcantes à cultura voltada ao euclidianismo, a exemplo do aniversário da Ponte Metálica, em maio, e a própria Semana Euclidiana, em agosto.
Novos e consideráveis nomes à Pasta de Turismo e Cultura, entre eles da secretária municipal, Rose Vasconcellos, e da gestora de Cultura Ana Paula Silva Pereira, que já estão desenvolvendo o calendário de eventos do município para este ano, o que inclui aqueles voltados à Euclides da Cunha, entre tantos outros.
Não somente hoje, mas que a memória deste grande e, acima de tudo, cidadão, se mantenha viva em nossas vidas, pois sua sabedoria ainda muito contribuirá ao ser humano: basta prestar atenção nas linhas, nas entrelinhas, nas formas e, principalmente, nas críticas do nobre e saudoso Euclides.