“Os Sertões”: Festa Nordestina marcará os 120 anos do livro
Texto: Natália Tiezzi
Em comemoração aos 120 anos de uma das obras mais emblemáticas da literatura mundial, o livro “Os Sertões, de Euclides da Cunha, a Casa Euclidiana promove sexta-feira, dia 16, uma Festa Nordestina, cuja programação prevê apresentações culturais, comidas típicas e, claro, muitas trocas de conhecimento e experiências.
As atividades serão ao ar livre, à frente da Casa de Cultura Euclides da Cunha, na rua Marechal Floriano. A programação inicia às 15h00 com a abertura do Espaço “Cordel”, com lançamento e distribuição gratuita do Cordel “São José do Rio Pardo – Cidades de muitas histórias”, de autoria de Bruno Paulino (Casa Antonio Conselheiro) e Fernando Macedo (Unicamp).
Após, 15h30, acontecerá um bate papo sobre os 120 anos de “Os Sertões”, com a temática “Canudos Ontem, Brasil Hoje”, que contará com a participação dos professores e euclidianistas Nicola Costa e Maria Aparecida Granado Rodrigues, e mediação da professora Rosângela Gomes Pereira.
Às 16h00 será promovida a entrega dos Certificados aos premiados do III Concurso de Desenho Infanto-Juvenil “O que é uma Ponte?” e Exposição de Cordel dos alunos da EMEB “Profª. Stella Maris Barbosa Catalano.
A partir das 17h00 será promovida a Feira Gastronômica do Nordeste Brasileiro, com a participação e cardápios de Comidinhas Chácara Zen (tapiocas doces e salgadas), Pietro’s Gastrobar (Baião de Dois, Dobradinha e Bobó de Camarão), Celso Apolinário (Sarapatel) e Diana Lima Quitutes (Escondidinho de Carne Seca, opção vegetariana e doce típico nordestino)
A comemoração também contará com o lançamento do livro “Euclidesertões”, de autoria de Nicola Costa, marcado para 17h30.
As apresentações culturais estão marcadas para às 18h30, com danças e músicas típicas nordestinas, e participação da Comunidade Católica Presença (Quadrilha); “Jurema”, do Núcleo Cênico da Fábrica de Expressão, com direção de Mauro Posso; “Nossa Terra”, do Studio Corpo em Movimento, com coreografia de Liliane Prince Pivato; “O Canto da Cidade”, com Estilo Livre da Fábrica de Expressão, coreografia de Crys Mesquita; “Carimbó”, do Folclore Nordestino da Fábrica de Expressão,com coreografia de Dani Ferfolha; “Nação Maracatu”, da Cia de Artes D’Luna, com coreografia de Gabi Marsula e Oficina de Dança de Salão da Fábrica de Expressão, com o professor Alexandre Cardoso.
A partir das 20h00, o Dj Marcelo Rocha apresentará músicas do nordeste brasileiro e às 21h00 será a vez do Trio Forró Brasil se apresentar e fechar programação. Prestigie!