“Parlamento Jovem”: Programa será desenvolvido na Câmara e voltado aos estudantes rio-pardenses
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal
Durante a 2ª Sessão Ordinária promovida terça-feira, dia 14, os vereadores votaram e aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Resolução nº 01, de 06 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre a instituição do Programa “Parlamento Jovem” no âmbito da Câmara Municipal, que será desenvolvido por meio da Escola do Legislativo.
O PR, de autoria do vereador professor Rafael Kocian, objetiva possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato.
O programa ainda tem por objetivos específicos promover o conhecimento do processo legislativo; proporcionar a circulação nas escolas, comunidades e organizações as quais representam, sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal, proporcionar atividades que favoreçam a reflexão sobre os desafios do município de São José do Rio Pardo, bem como possíveis soluções e encaminhamentos, além de despertar o espírito de liderança e demonstrar o exercício da democracia e cidadania.
“O modelo adotado para o Programa Parlamento Jovem é o mesmo desenvolvido na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, inclusive replicado em diversos municípios”, observou Kocian.
Também em sua justificativa ao Projeto de Resolução, o vereador destacou que no ano de 2018, uma aluna da Escola Estadual “Dr. João Gabriel Ribeiro” participou do Programa Parlamento Jovem, da ALESP, tendo chegado até a etapa final, inclusive com projeto aprovado. “Não por coincidência, a experiência vivida no projeto acabou por trazer maior interesse pela participação política, sendo comum encontrar presente em audiências públicas, eventos da Câmara Municipal e em Sessões”.
A exemplo de outros Programas promovidos pelo Legislativo num passado recente, entre eles a “Câmara Jovem”, “Câmara Mirim”, “Câmara Cidadã” e agora a “Escola do Legislativo”, Kocian acredita que o “Parlamento Jovem” “certamente trará bons frutos no futuro, principalmente fazendo com que os jovens interajam mais com a Câmara, se interessem e possam contribuir mais efetivamente com a política municipal”.