Parlamento Jovem será formado por 12 alunas e 3 alunos do Ensino Médio de escolas rio-pardenses
A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” divulgou os 15 alunos do Ensino Médio que formarão o Parlamento Jovem neste 1º semestre, e junto deles um dado interessante: ao contrário da própria legislatura municipal, formada por 13 vereadores, sendo sua maioria homens, o Parlamento Jovem tem em sua formação 12 alunas e somente três alunos. (Confira os nomes nas fotos abaixo).
De acordo com o vereador professor Rafael Kocian, autor do Projeto de Resolução à criação do Parlamento Jovem, o mesmo objetiva possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato.
Ainda, segundo Kocian, o programa tem por objetivos específicos promover o conhecimento do processo legislativo; proporcionar a circulação nas escolas, comunidades e organizações as quais representam, sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal, proporcionar atividades que favoreçam a reflexão sobre os desafios do município de São José do Rio Pardo, bem como possíveis soluções e encaminhamentos, além de despertar o espírito de liderança e demonstrar o exercício da democracia e cidadania.
“O modelo adotado para o Programa Parlamento Jovem é o mesmo desenvolvido na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, inclusive replicado em diversos municípios”, observou Kocian.
O vereador explicou que nos próximos dias será promovida uma reunião preparatória com os jovens parlamentares, além da posse dos mesmos. Após, será realizado um dia de atividades para que os 15 alunos conheçam as dependências do Legislativo Municipal, interajam com servidores, vereadores, conversarem com o prefeito, secretários municipais. Eles participarão, ainda, das reuniões das Comissões Permanentes, onde apreciarão os seus Projetos de Lei, culminando na participação na Sessão do Parlamento Jovem, onde os alunos discutirão e votarão os PLs apresentados por eles, vivenciado toda a prática da vereança.
“Temos certeza que será uma experiência única para todos os alunos, que vai muito além de apenas vivenciarem o cotidiano do vereador, mas conhecerem, analisarem e proporem soluções a inúmeras questões que envolvem o município, num exercício fiel à cidadania e à vivência política, tão essenciais aos jovens”, concluiu Kocian.
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal