Parlamento Jovem: Vem aí a edição Ensino Fundamental II em Novembro
A Câmara Municipal e o Programa Escola do Legislativo já se preparam para mais uma edição do Parlamento Jovem, destinada a alunos do Ensino Fundamental II, que será promovida em Novembro.
O Parlamento Jovem é um projeto que objetiva integrar os estudantes às vivências do Legislativo Municipal, possibilitando que conheçam como é o cotidiano dos trabalhos na Câmara, principalmente dos vereadores.
Os jovens edis passam pelos mesmos ritos, respeitando a Resolução vigente ao Parlamento Jovem, que os vereadores eleitos: tomam Posse, fazem o juramento e compõem a Mesa (presidente, 1º e 2º secretários).
Eles também têm a oportunidade de participarem de Sessão Deliberativa, onde apresentam projetos de leis, que são votados em Plenário, participam do Expediente Livre, onde comentam sobre assuntos variados de interesse público – uma experiência enriquecedora não apenas para os jovens vereadores, mas para os próprios vereadores, servidores da Casa de Leis e unidades escolares, já que o Parlamento Jovem estimula, acima de tudo, o conhecimento, a troca de experiências, a cidadania e o contato mais direto com a política municipal.
“A expectativa para essa edição é grande, como aconteceu em todas já realizadas. Os jovens vereadores sempre apresentam projetos muito bons, sendo que um deles até já se tornou Lei, votada e aprovada pelos vereadores, e sancionada pelo prefeito. Esperamos por mais projetos de excelência e que os estudantes aproveitem esse tempo envolvidos diretamente no Legislativo Municipal para aprendizado e, principalmente, reflexão sobre qual é o papel dos jovens diante da política, uma vez que eles são essenciais para construção de um município com mais desenvolvimento e qualidade de vida a todos”, observou o vereador professor Rafael Kocian, autor do Projeto que deu origem ao Parlamento Jovem.
A cerimônia de Posse dos jovens vereadores será dia 13 de novembro, às 18h30, no Plenário da Casa de Leis, aberta ao público, com transmissão ao vivo pelos canais digitais na Internet. No dia 14 será promovida a visita à Câmara, pela manhã, e à tarde a Sessão Deliberativa, esta também aberta ao público.
Texto: Natália Tiezzi. Foto: Câmara Municipal