Pleno Desenvolvimento: ONG MAPEAR apresentou números e projeções para 2024
Representantes da ONG MAPEAR – Mobilizando Amigos para o Amor estiveram na Câmara terça-feira, 10, para participarem de Tribuna Livre, a convite da vereadora Lúcia Libânio, cuja abordagem foi o “Projeto de Ampliação da ONG”.
A presidente Jussara Simonetti, o vice presidente, Gabriel Rodella e o gestor de Projetos, Crhistiano dos Santos iniciaram a explanação agradecendo ao empenho dos vereadores, que destinaram emendas impositivas de 2022 ao MAPEAR, as quais possibilitaram significativo desenvolvimento das ações neste ano, inclusive com ampliação dos atendimentos.
A ONG atende crianças de 6 a 17 anos, no contra turno escolar, de segunda, terça, quinta e sexta-feira, proporcionando diversas atividades socioculturais, educacionais, além de apoio psicossocial às famílias, promovendo a socialização e transformando muitas vidas no bairro Domingos de Syllos, onde está a sede, e adjacências.
Atualmente a MAPEAR assiste cerca de 70 crianças e jovens e prestou, somente neste ano, até o mês de setembro, 1.826 atendimentos, cerca de 118 ao dia, um aumento de 59% em relação a 2022, além de servir mais de 10.000 refeições, já que os participantes podem almoçar e jantar no espaço, conforme o horário de frequência.
“Graças a esse apoio imprescindível dos vereadores, por meio das emendas, está sendo possível ampliar nossos atendimentos, promover 17 atividades nas áreas culturais, esportivas, meio ambiente, psicossociais, além da capacitação de mais de 300 horas aos nossos colaboradores, que é realizada às quartas-feiras”, destacaram.
O trio observou que novas oportunidades também já fazem parte da ONG, principalmente através do empreendedorismo e da qualificação. “A MAPEAR expandiu seus horizontes e agora promove o “Talentos de Futuro”, direcionado a jovens entre 15 e 17 anos aqui na sede e na E.E. Profª Sylvia Portugal”, em parceria com o Centro Rural Sítio Novo, e o (Re)Conquista, por meio da Inclusão Social Produtiva, com 18 participantes, entre 18 e 60 anos, que frequentam o curso de Panificação, com acompanhamentos, mentorias e disponibilização de capital inicial, gerado pelo Banco da Providência, para iniciarem seus trabalhos na área”.
Orgulhosos do trabalho até aqui promovido pela ONG, eles destacaram, ainda, que 60% dos jovens entre 14 e 17 anos já foram encaminhados ao Mercado de Trabalho através do “Jovem Aprendiz”.
Além das atividades pontuais e semanais, a MAPEAR promove oficinas, palestras, eventos e participa de atividades, principalmente artísticas, promovidas pelo município.
Assim como ocorreu no ano passado, a ONG solicitou, novamente, o apoio da vereança, com as emendas, para dar continuidade a um sonho que está sendo realizado aos poucos: a ampliação do espaço, dividida em módulos, sendo que alguns já há projeto definido.
Os três representantes destacaram a importância da ampliação da área para proporcionar um ambiente ainda mais acolhedor aos participantes, bem como acondicionar materiais e desenvolver novas oficias, a exemplo das de Consciência Corporal, Capoeira e Breaking, previstas para o ano que vem, além de estruturar as demais atividades como as dos projetos Talentos de Futuro e (Re)Conquista.
Os vereadores elogiaram o exímio trabalho promovido pela ONG, parabenizando pela capacidade de inserirem mais projetos, principalmente voltado aos jovens, e que discutirão possibilidades de emendas impositivas à MAPEAR para 2024, ressaltando que a Organização Não Governamental desenvolve trabalhos essenciais à comunidade, sempre com muita transparência e reais ações.
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal