Proclamação da República foi lembrada em cerimônia promovida pela Câmara
Na manhã de terça-feira, dia 15 de novembro, a Câmara Municipal promoveu, pela 1ª vez, cerimônia alusiva à Proclamação da República. A homenagem à histórica e marcante data foi instituída por meio do Projeto de Resolução nº 20, de 03 de novembro de 2022 e de autoria do presidente, vereador professor Rafael Kocian.
A cerimônia ocorreu no estacionamento da Casa de Leis e contou com a presença dos vereadores Gabriel Navega, Antônio José Quessada Neto, Pedro Giantomassi, Moraci Bállico, Eduardo Ramos e Rafael Kocian, do prefeito Marcio Callegari Zanetti, do 1º Sargento e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-038, Lenildo Pereira da Silva, atiradores do TG, do secretário municipal de Educação, Luis Carlos Caruso, do coordenador da Corporação Musical Rio-Pardense, Alex Mateus Bataglia e demais membros da mesma e do Guarda Civil Municipal Rafael Dassan dos Santos, que representou o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Éric Pinheiro Portela.
Também estiveram presentes à homenagem alunos do 1º Ano B, da EMEB Nossa Senhora do Loreto, acompanhados da professora Sandra, familiares e público, além dos internautas que acompanharam a transmissão ao vivo pelos canais da Câmara na Internet.
Os vereadores Lúcia Libânio, Fernando Gomes, Thais Nogueira e Dr. Romano Cassoli justificaram suas ausências à homenagem.
O cerimonial foi conduzido pela chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi, além do apoio dos servidores Luciana Callegari Perussi, diretora administrativa e legislativa, Matheus Schiavon, diretor executivo da Escola do Legislativo, Edgar Rocco de Sá, auxiliar legislativo, Filipe Giordan, atendente de portaria Bruno Zavatiero, zelador.
A PARTICIPAÇÃO DOS TRÊS PODERES
Após a contextualização acerca do 15 de novembro realizada pelo cerimonial, o vereador Pedro Giantomassi fez a leitura de texto, enviado pelo Poder Judiciário, assinado pelos Juízes de Direito, Dr. Marcelo Luiz Leano e Dr. Wyldensor Martins Soares, que não puderam estar presentes à cerimônia. Ambos destacaram que sentiram-se lisonjeados pelo convite à homenagem e parabenizaram a Câmara pela cerimônia.
No texto, os Juízes observaram que “a liberdade fundante de uma nova forma de governo é inerente à autodeterminação do seu povo. A liberdade de cada um fornece o alicerce da liberdade de todos. Tal liberdade ampla somente é concretizada por um “governo de leis” e não um “governo de homens”.
“Cento e trinta e três anos depois (em referência à Proclamação da República, em 1889), o Poder Judiciário nesta comarca regozija-se ao rememorar juntamente aos jurisdicionados a grandeza dos eventos de outrora e bradar: ‘Vida longa à República Federativa do Brasil!’”, salientaram Dr. Marcelo e Dr. Wyldensor.
O prefeito Marcio Zanetti, em seu discurso, observou a riqueza histórica de São José do Rio Pardo, sendo o ‘berço de Os Sertões’ e o berço da República, referindo-se à revolta republicana, que ocorreu aqui em agosto de 1889, e que envolveu fazendeiros, comerciantes, advogados, jornalistas, negros, imigrantes, empregados e capangas das fazendas, chamados de “povo”, entre os republicanos, praças e cabos da polícia paulista, entre os monarquistas.
“Neste dia tão marcante para todos nós, aqui no berço da República, gostaria de deixar uma reflexão: Será que o mundo, num futuro nem tão distante, permitirá que decisões simples ou complexas continuem sendo emanadas através apenas daqueles que foram eleitos representantes do povo?”, indagou e concluiu o prefeito, parabenizando o povo brasileiro e rio-pardense pelos 133 anos da Proclamação da República.
Por fim, o presidente do Legislativo Municipal, vereador professor Rafael Kocian também fez uso da palavra e observou a importância da participação dos Três Poderes na cerimônia, destacando que nos quase dois últimos anos o Executivo, o Legislativo e o Judiciário locais vem mantendo uma estabilidade institucional, a qual não ocorria fazia muitos anos. “Viramos a página dos conflitos intensos, principalmente entre a Câmara e a Prefeitura e estamos mantendo um excelente contato com o Judiciário, o que está proporcionando este município a progredir. Este, acredito, é o verdadeiro espírito republicano. Que continuemos vigilantes, construindo a República Federativa do Brasil de forma autônoma, democrática e defendendo a nossa liberdade”, disse Kocian.
CIVISMO, CULTURA E EDUCAÇÃO
A presença do Tiro de Guerra 02-038, da Corporação Musical Rio-Pardense e dos alunos da EMEB Nossa Senhora do Loreto abrilhantaram ainda mais a cerimônia.
A Corporação Musical executou os hinos Nacional, da Proclamação da República, que foram cantados pelos atiradores e público presente.
Já as crianças emocionaram a todos com músicas cantadas a partir do Projeto “Salvadores da Natureza”, trazendo alertas e reflexões sobre a preservação do Meio Ambiente.
A cerimônia alusiva ao 15 de novembro foi encerrada com a execução do hino de São José do Rio Pardo, num momento especial à cidade, que será promovida anualmente pela Câmara Municipal, uma vez que já consta no calendário oficial de eventos do Legislativo.
CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DA CERIMÔNIA
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.