CIDADECULTURADESTAQUE

Professor Fernando Megale será homenageado no “Encontro Rio-Pardense de Bandas e Fanfarras”

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Muita música, técnica, alegria e emoção. Assim promete ser o “Encontro Rio-Pardense de Bandas e Fanfarras, marcado para domingo, 29, às 19h30, na Praça XV de Novembro (Matriz).

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, contará com a participação de várias escolas e agremiações, entre elas AGRADEF, Escola de Educação Especial Cáritas, ONG MAPEAR, E.E. “Profª Laudelina de Oliveira Pourrat”, PEI E.E. “Dr. Cândido Rodrigues”, Degrau em Grau/COC e Colégio Santa Inês.

As corporações musicais se apresentarão durante um período de duas horas e prometem emocionar o público, já que Rio Pardo é uma cidade tradicional em fanfarras e bandas marciais, inclusive muitas resgatadas e reconstituídas nos últimos anos.

E a grande homenagem do Encontro será para uma das pessoas mais apaixonadas por fanfarra da cidade, o professor José Fernando do Carmo Megale que, inclusive, estará presente no início das apresentações.

O professor Fernando começou a tocar em fanfarras aos cinco anos e de lá para cá sempre esteve engajado às fanfarras da cidade

SENHOR FERNANDO E A PAIXÃO PELAS FANFARRAS

A paixão do senhor Fernando pelas artes, especialmente a música começou ainda criança, quando, aos cinco anos foi mascote de uma fanfarra. Ele tocava caixa ou caixinha, como se costuma dizer.

Na adolescência também participou das fanfarras do Tiro de Guerra 02-038, na percussão, e da Escola Estadual Euclides da Cunha.

O amor pela música e pelas fanfarras foi dividido com o Magistério, que ele exerceu durante mais de 20 anos, a maior parte deles na escola “Dr. Cândido Rodrigues”, mas também nas estaduais “Profª Stella Couvert Ribeiro” e Profª Laudelina de Oliveira Pourrat”. Conciliava perfeitamente as funções dentro de sala de aula e fora dela, incentivando os alunos a participarem das fanfarras, sempre envolvido com elas.

O professor, inclusive, ajudou a resgatar muitas que já estavam desativadas, a exemplo de uma em Espírito Santo do Pinhal e da própria ‘fanfarra’ da escola “Dr. Cândido Rodrigues”, onde junto com o regente Israel Reis, à época, reiniciou um trabalho para reativa-la.

Hoje, a Banda Marcial da escola é uma referência, participando e vencendo muitos campeonatos, atualmente sob a regência do também professor Ricardo Pedro.

“Fernando acreditava que a música, a fanfarra era uma forma de manter as crianças e jovens longe dos perigos das ruas, do ócio, uma vez que para tocar os instrumentos exigia-se estudos, dedicação e disciplina. Fernando contribuiu muito para que inúmeras delas também se apaixonassem pela música”, contou a esposa, dona Mércia.

Nesta época, início dos anos 90, ela contou que um dos filhos do casal, Thales, com pouco mais de dois anos também foi mascote da fanfarra da escola.

O professor sempre foi um grande incentivador das fanfarras e, inclusive, ajudou a resgatar muitas delas

“Digo que o Fernando fez muito além de apenas incentivar as fanfarras, os alunos, mas se empenhou para conseguir novos instrumentos, recursos para mantê-las, enfim, sempre muito empenhado para manter viva essa bonita tradição na cidade”.

E, ao que parece, a paixão pela música e pelas fanfarras está perdurando na família: uma das netas do senhor Fernando participa da Banda Marcial do Colégio Santa Inês.

“Tenho absoluta certeza que Fernando ficará imensamente feliz com essa homenagem, embora talvez não a compreenda por conta de sua saúde, mas sua paixão será resgatada, lembrada e jamais esquecida!”, finalizou dona Mércia, que o site entrou em contato justamente por conta da fragilidade da saúde do senhor Fernando.

EM TEMPO: Essa jornalista foi aluna do professor Fernando na escola “Dr. Cândido Rodrigues” e lembra das aulas de História lecionadas por ele, onde passava pelas grandes fileiras de alunos com os livros em mãos, fazendo leituras diferentes, que chamavam a atenção.

Lembranças dele também em meio à fanfarra da escola, conversando com os alunos, nos desfiles da Semana Euclidiana – momentos inesquecíveis de um professor muito querido e respeitado pelas gerações de alunos que tiveram o privilégio de suas aulas e de seu incentivo à música. Homenagem mais que merecida ao sempre professor Fernando Megale!

No registro, o professor Fernando orientando o filho, Thales, com três aninhos, na fanfarra
Tradição continua: Ana Flávia, neta de Fernando, na FACSTAI do Colégio Santa Inês
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br