Professor Rafael Kocian será candidato a deputado estadual
Na noite de quinta-feira, 11, o presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, professor Rafael Kocian, divulgou através de suas redes sociais que vai concorrer a uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O anúncio do vereador pegou a todos do meio político de surpresa, uma vez que o registro da candidatura de Kocian foi aprovado pela federação composta por seu partido, Rede Sustentabilidade, em 05 de agosto, último dia previsto para as convenções partidárias. “Depois de muito refletir com pessoas próximas, resolvi aceitar o desafio de ser candidato a deputado estadual representando nossa cidade e região. Nossa candidatura é a oportunidade que temos para promover o desenvolvimento regional e geração de empregos, zelar por projetos na área de educação e meio ambiente, além do combate à corrupção sistêmica”, afirmou Kocian.
BIOGRAFIA
Rafael Kocian nasceu em São José do Rio Pardo, tem 38 anos, casado com a professora Ligia Kocian, e é pai dos gêmeos Heitor e Rafaela. Formado em Educação Física pela UNESP de Rio Claro, é especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP), tem mestrado em Ciências da Motricidade e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, ambos também pela UNESP de Rio Claro.
Atualmente é professor efetivo dos cursos superiores de educação física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), campus Muzambinho, mas já atuou na rede pública estadual e rede particular, desde o ensino infantil até o ensino superior.
Em 2016 se elegeu pela primeira vez como vereador em São José do Rio Pardo sendo o vereador mais votado do pleito. Sua atuação parlamentar sempre teve grande foco na fiscalização, na sustentabilidade, na defesa da educação, esporte e cultura e no combate à corrupção. Em 2018 foi vencedor do Prêmio Estadual de Boas Práticas Legislativas promovido pela OAB-SP, USP e ONG Voto Consciente.
Em 2020 foi reeleito, novamente como vereador mais votado do município. Desde 2021 é presidente da Câmara Municipal, oportunidade em que criou a Escola do Legislativo Cidade Livre do Rio Pardo, o Programa Câmara Sustentável e o novo plano de carreira dos servidores do legislativo. Além disso, a condução da Câmara Municipal tem permitido um equilíbrio institucional entre os poderes, o que auxilia no desenvolvimento do município.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Rafael Kocian acredita que eleger um representante na ALESP é fundamental para a promoção do desenvolvimento regional. “Depois de muito tempo nossa cidade e região terão oportunidade de ter um deputado estadual. Isso é muito importante pois a falta desse representante acaba dificultando a conquista de melhorias e também a resolução de problemas em órgãos e instituições estaduais. Destaco que somos uma das poucas regiões de fronteira que não possui pista duplicada. Além disso, o governo estadual tem uma dívida com o município que precisa ser cobrada. Em 1962, a Lei Estadual 7.466, criou a Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia de São José do Rio Pardo. Essa lei vigorou até 2006, quando foi revogada pela Lei 12.498, mas nunca foi executada, até por falta de deputados e prefeitos atuantes que cobrassem sua implantação. Era para São José ter um campus de universidade estadual (USP, UNICAMP ou UNESP), mas perdemos. Vamos exigir do próximo governador, que o município seja compensado, com a implantação de um campus universitário, o que certamente vai estimular a educação e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Entendo que pessoas melhores qualificadas adquirem autonomia, são empreendedoras e ficam mais preparadas para o trabalho” comentou.
CENÁRIO LOCAL
Kocian também comentou sobre o cenário político local: “O prefeito Marcio Zanetti tem feito um excelente trabalho e na parte política cumpriu a promessa de abrir as portas da cidade para o apoio de vários deputados que queiram colaborar. Ele vai apoiar os deputados Baleia Rossi (federal) e Jorge Caruso (estadual), que ajudaram muito nossa cidade e são do mesmo partido. Acho isso justo e natural e não vai causar nenhuma divergência. A ideia é somar em prol da cidade”, concluiu.