CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Professores Nicola Costa, Marcos De Martini e jornalista Trinca Filho foram homenageados em Solenidade

http://www.minhasaojose.com.br
Luís Trinca Filho, Nicola Costa e Marcos De Martini recebendo as honrarias na Câmara (foto: Roberta Simões)

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

Na tarde de quarta-feira, dia 10, a Câmara Municipal promoveu Sessão Solene em alusão à 84ª Semana Euclidiana 2022. A solenidade foi realizada no Plenário, pelo segundo ano consecutivo, após o período de pandemia.

Durante a Sessão Solene foram concedidos o Diploma do Mérito Euclidiano ao professor e euclidianista Marcos De Martini e o Título de Guardião da Memória Rio-Pardense ao jornalista Luís Trinca Filho.

Ambas honrarias foram instituídas por meio da Resolução nº 09, de 17 de agosto de 2005. O Diploma do Mérito Euclidiano é concedido à pessoa ou instituição que tenha se destacado no estudo, na divulgação e na manutenção do Euclidianismo nas suas mais variadas manifestações, bem como o Título de Guardião da Memória Rio-Pardense, que também é concedido à pessoa ou instituição que tenha se destacado no trabalho de preservação da história de São José do Rio Pardo.

Também na Solenidade, e de maneira especial, foi concedido o Título de Cidadania Rio-Pardense ao professor e euclidianista Nicola de Souza Costa, devido à sua contribuição ímpar para a Semana Euclidiana, principalmente nos Ciclos de Estudos, onde atua como professor faz 28 anos, contribuindo à formação de milhares de maratonistas e estudantes do Brasil e do mundo.

Além dos homenageados, a Sessão Solene contou com a presença dos vereadores Rafael Kocian, Henrique Torres, Paulo Sérgio Rodrigues, Gabriel Navega, Eduardo Ramos, Thais Nogueira, Romano Cassoli, Moraci Bállico e dos vereadores suplentes André Luís Schiavon e Dante Lemes. Os demais vereadores justificaram suas ausências.

Entre as autoridades presentes, a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, o 1º Sargento e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-038 Lenildo Pereira da Silva, a diretora de Cultura Yura Apoli, a curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha Ana Paula Lacerda, alunos que participam dos Ciclos de Estudos, além de professores, representantes escolares e imprensa local.

Solenidade na Câmara é em alusão à Semana Euclidiana (foto: Roberta Simões)

SESSÃO MARCANTE

Em seu breve discurso, o presidente da Câmara, vereador Rafael Kocian destacou as merecidas honrarias aos três homenageados.

“Além do professor Nicola, que dispensa apresentações pela sua honrosa contribuição anual aos Ciclos de Estudos, onde nota-se o prazer em dividir seu vasto conhecimento euclidiano junto aos maratonistas e participantes da Semana Euclidiana, destaco o trabalho não menos honroso do professor Marcos De Martini e do jornalista Luís Trinca Filho. Ambos têm papel fundamental na manutenção da Memória Rio-Pardense, inclusive à sua divulgação no âmbito educacional, fazendo com que alunos de todas as idades conheçam a riqueza do euclidianismo e a história de nossa querida cidade.

Que este comprometimento, dedicação e, sobretudo, amor pela cultura rio-pardense, tão emblemáticos e presentes tanto no professor Marcos, como no jornalista Trinca, sejam exemplos para as novas gerações!”, disse Kocian.

Já a curadora da Casa Euclidiana, Ana Paula Lacerda, se emocionou com a presença dos maratonistas na Câmara. “É gratificante ver essa Casa cheia, principalmente de alunos. Os próximos homenageados, daqui alguns anos, serão vocês. Já passamos por momentos muito complicados para a realização da Semana Euclidiana, inclusive por conta da pandemia, mas jamais deixamos de enaltecer a tão importante obra euclidiana, bem como este Movimento que tanto marcou o Brasil. Euclides da Cunha sempre será uma referência cultural, assim como São José do Rio Pardo. Espero que as próximas gerações tenham esse olhar cuidadoso e respeitoso a tudo isso e mantenham a tradição euclidiana, assim como estamos fazendo hoje. Meus parabéns aos homenageados, muito merecidas as honrarias a cada um pelas contribuições essenciais à Semana Euclidiana e à preservação da memória rio-pardense”, afirmou.

Ana Paula, Nicola e o vereador Gabriel Navega (foto: Roberta Simões)
O vereador André Luís, Marcos De Martini, a vice-prefeita Algemira Pinheiro e o vereador Henrique Torres
O 1º Sargento e Chefe de Instrução do TG 02-038, Lenildo Pereira, Luís Trinca Filho e os vereadores Moraci Bállico e Rafael Kocian (foto: Roberta Simões)

EUCLIDES DA CUNHA: SEU PENSAMENTO E OBRA ATEMPORAIS

A primeira honraria foi entregue ao professor Nicola Costa, que, na verdade, somente legitimou o que ele sempre se considerou: um cidadão rio-pardense.

Em seu emocionado discurso, o professor deu uma verdadeira aula sobre o euclidianismo, fazendo uma alusão entre a obra euclidiana, desde quando foi escrito seu principal capítulo, o livro “Os Sertões” até os dias atuais, inclusive citando frases emblemáticas de Euclides da Cunha, que muitas vezes ironizava a política, dizendo que “era a ocupação cômoda dos desocupados”, além de “ninguém lê, ninguém escreve, ninguém pensa”, refletindo sobre alguns conflitos da era digital e das relações líquidas das novas gerações.

“Um povo onde ninguém lê, ninguém escreve e ninguém pensa é, no mínimo, mais fácil de ser dominado”, observou em sua reflexão.

Nicola também agradeceu pela homenagem, ressaltando que pretende continuar contribuindo com a Semana Euclidiana como professor que foi, é e continuará, com orgulho, sendo, retribuindo o acolhimento, carinho e respeito que sempre teve em Rio Pardo.

Já o professor e euclidianista Marcos De Martini destacou, em três palavras, seus sentimentos em participar de mais uma Semana Euclidiana e a satisfação em receber a homenagem. “Companheirismo: que vemos sempre entre todos que fazem, de fato a S.E. acontecer; Trabalho: que é realizado desde 1912 com o Movimento Euclidiano e desenvolvido com muita seriedade para enaltecer e difundir sempre a cultura euclidiana, e a Gratidão: principalmente à minha família, colegas de profissão, alunos e aos meus pais falecidos, que sempre me incentivaram aos estudos e possibilitaram que hoje eu estivesse aqui recebendo essa homenagem”, concluiu.

O jornalista Luís Trinca Filho, em seu discurso, lido em Plenário a seu pedido pela chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi, destacou os demais “Guardiões da Memória Rio-Pardense, observando as contribuições de cada um à história da cidade, entre eles Silvio Torres, Francisco Braghetta, Eduardo Roxo Nobre, Cármen Cecília Trovatto Maschietto e os saudosos Amélia Trevisan, Rodolpho José Del Guerra e Márcio José Lauria.

Após a entrega das honrarias, a Sessão Solene foi encerrada com todos entoando o Hino de São José do Rio Pardo.

CONFIRA MAIS ALGUNS REGISTROS DA SOLENIDADE NA CÂMARA

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br