Projeto Matemático de alunos da ‘E.E. Euclides da Cunha’ é finalista em Feira de Ciências Estadual
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Um projeto matemático desenvolvido pela professora Maria José Rodrigues de Andrade juntamente com os alunos Francisco Souza Silva, Fábio Miguel Apolinário, Manuela Vieira Lopes e Luísa Evelyn Vicentea, do 7º ano do Ensino Fundamental da “Escola Estadual Euclides da Cunha” foi classificado como um dos finalistas para representar a Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista na 7ª edição da Feira de Ciências das Escolas Públicas do Estado de São Paulo.
De acordo com Maria José, que ministra aulas de Matemática na escola estadual, o projeto, que foi inscrito no Desafio Matemático, tem como tema ‘Supermate: Os Números Negativos no Supermercado’. “Neste projeto, ou melhor, desafio, construímos uma nova estratégia para gerar ferramentas de aprendizagem para tornar a interpretação da Matemática mais fácil, inclusive apresentando a problemática com situações do cotidiano”, destacou.
Ela enalteceu o empenho dos alunos e também agradeceu a equipe da escola Euclides da Cunha pelo apoio ao projeto. “As aulas para que pudéssemos desenvolver o projeto foram realizadas on line com muita dedicação dos alunos. Nossa equipe se superou e graças ao empenho de todos, que incluo a direção da escola, obtivemos êxito”, afirmou.
Ainda não há data para realização da Feira de Ciências, porém, neste ano, a edição será virtual devido à Pandemia. “Para a escola Euclides da Cunha, professores, alunos, essa é uma grande conquista. Temos que nos orgulhar do trabalho, de nossa equipe, enfim, de cada um que contribuiu para que chegássemos à essa final, a qual disputaremos com mais 31 Diretorias de Ensino do Estado. No momento, a palavra é gratidão. E de agora para frente é nos empenharmos ainda mais para a Feira”, finalizou a professora.