Projetos Educacionais da Escola “Cáritas” e da EMEB “Sítio Novo” vencem o Prêmio “Professor Paulo Freire” 2023
Na tarde de terça-feira, 24, os vereadores se reuniram para apreciação e votação dos projetos educacionais à concorrência do Prêmio “Professor Paulo Freire”, edição 2023, que será promovido pela Câmara Municipal em novembro.
A diretora administrativa e legislativa, Luciana Callegari Perussi, iniciou a explanação destacando os detalhes do Prêmio para este ano. Após, o vereador professor Rafael Kocian fez a leitura, com a exposição dos 19 projetos enviados à Casa de Leis neste ano, destacando detalhes de cada um. (Confira as escolas e títulos dos projetos no final desta matéria).
Após as análises dos conteúdos ocorreu a votação, onde os dois projetos que obtiveram a maior porcentagem de votos foram da Escola de Educação Especial Cáritas, intitulado “Leitura na Escola”, e da EMEB “Sítio Novo”, sendo “Meio Ambiente: Brotinho Agroecologia – Cultivando conhecimento e colhendo futuro”.
Os vereadores observaram a riqueza dos conteúdos abordados em todos os projetos, bem como a diversidade de assuntos relevantes tratados pelos mesmos, entre eles alimentação saudável, etarismo, incentivo à leitura, incentivo aos esportes, cultura, incentivo à musicalização, etc.
“É muito difícil escolher apenas dois, mas essas são as regras do Prêmio. Gostaria de parabenizar a todas as escolas participantes, comunidade escolar, diretores, professores e, claro, aos alunos que fizeram toda a diferença para a excelência dos projetos. Estamos muito felizes e satisfeitos com tudo que nos foi apresentado e já fica o convite para que a população prestigie o Prêmio ‘Professor Paulo Freire’ deste ano”, destacou e convidou Kocian.
A premiação ocorrerá em duas datas devido ao número de homenageados, já que o “Prêmio” é um agradecimento e um reconhecimento a todos os profissionais que se destacam em suas ações e atividades à comunidade escolar, auxiliando na Educação rio-pardense.
Está marcada para o dia 8 de novembro, a partir das 19h00, no Plenário, as homenagens às escolas municipais, Fundação Educacional Creche São Paulo, Escola de Educação Especial Cáritas e Lar da Infância.
Já na noite de 9 de novembro, às 19h00, as homenagens serão às escolas estaduais e particulares.
CONFIRA, ABAIXO, AS ESCOLAS E TÍTULO DOS PROJETOS APRESENTADOS QUE CONCORRERAM AO PRÊMIO PROFESSOR PAULO FREIRE 2023
Escola de Educação Especial
Escola de Educação Especial “Cáritas”: Projeto: Leitura na Escola
Escolas Municipais
Creche/EMEB “Alice Villela Pereira Dias”: Projeto: Alimentação saudável.
Escola do Campo: EMEB “Estação Fazenda Venerando”: Projeto: Leitura diária
Escola do Campo: EMEB “Fazenda Água Fria”. Projeto: Crianças mais saudáveis. Você é aquilo que você come. Práticas alimentares da merenda escolar e família.
Escola do Campo: EMEB “Sítio Novo”. Projeto: Meio ambiente. Brotinho Agroecologia: Cultivando conhecimento e colhendo futuro.
Creche/EMEB “Gilda Zanetti Mansano”: Projeto: Pequenos produtores de horta orgânica
EMEB “Julio Possebon”: Projeto: Animais
EMEB “Profª Sttela Maris Barbosa Catalano”: Projeto: Cinema e Educação: diálogos entre ficção e realidade na construção do aprendizado. Dia Mundial da Água.
Creche/EMEB “Professor José Carlos Gumieri”: Projeto: Água e suas utilidades
EMEB “Vinicio Spessotto”: Projeto: Experiências científicas na Educação Infantil
Escolas Estaduais
E. E. “Dr. Cândido Rodrigues”: Projeto: Revista digital
PEI E. E. “Profa. Laudelina de Oliveira Pourrat”: Projeto: Formação da fanfarra escolar “Harmonia Sonora”
E. E. “Profa. Stella Couvert Ribeiro”: Projeto contra o Etarismo: acolhendo os idosos
E. E. “Professor Jorge Luís Abichabki”: Projeto: Conhecendo Willian Shakespeare
ETEC “Prof. Rodolpho José Del Guerra”: Projeto: Caminhada Ecológica Centro Paula Souza
Escolas Particulares
Colégio Lumen: Projeto: Interlumen
Colégio Lumen: Projeto: Leitura em família – resgatando a convivência
Colégio Santa Inês: Projeto: Jistai – Jogos Internos Santa Inês (modalidades esportiva e solidária)
Escola de Grau em Grau COC: Projeto: Pelos caminhos da estrada real: uma viagem pela arte barroca colonial de Minas Gerais e São Paulo
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal