Projetos Educacionais do Colégio Unigrau e E.E. “Dr. Cândido Rodrigues” vencem o Prêmio “Profº. Paulo Freire”
Mais uma vez as escolas rio-pardenses se mostraram entusiasmadas e atuantes em relação aos projetos educacionais ao Prêmio Professor Paulo Freire, que objetiva reconhecer o trabalho promovido por professores, profissionais da Educação, bem como enaltecer os alunos que foram destaque neste ano.
A Câmara Municipal recebeu 19 projetos, de 16 escolas, sendo que na sexta-feira, 18, ocorreu a apresentação e a deliberação dos vereadores presentes à reunião aos vencedores desta edição.
Cinco projetos ficaram entre os finalistas, sendo a “Banda Marcial E.E. Dr. Cândido Rodrigues”, da escola que leva o mesmo nome, e “Vamos Falar sobre Doação de Órgãos, do Colégio Unigrau foram os vencedores.
Os demais três projetos finalistas foram “Drogas, o legal é prevenir”, da ETEC Profº. Rodolpho José Del Guerra”; “Aprendendo com a cultura indígena”, da EMEB “Profª Ada Parisi”; e “Água Viva, terra segura: unidos pela preservação e prevenção nas áreas rurais”, da EMEB Estação Venerando. (Confira, abaixo, o título de cada Projeto e escola autora).
“Gostaríamos de primeiramente agradecer as escolas pela participação no Prêmio e pela extrema qualidade de todos os projetos apresentados. Escolher apenas dois foi tarefa difícil, já que as escolas, alunos e toda a comunidade escolar envolvida se superaram mais uma vez, expondo temas e desenvolvendo com técnica, conhecimento e muito envolvimento de todos”, destacou a presidente da Casa de Leis, vereadora Lúcia Libânio.
PRÊMIO SERÁ ENTREGUE DIAS 30 E 31 DE OUTUBRO
Neste ano, a entrega do Prêmio “Professor Paulo Freire” será realizada nos dias 30 e 31 deste mês, em solenidades na Câmara Municipal, às 19h00, em ambos dias.
Na quarta-feira, dia 30, serão 57 homenagens, dentre elas para professores, alunos, profissionais da Educação de Escolas Municipais, especiais, entidades e Fundação Educacional.
Na quinta-feira, dia 31, mais 55 homenagens serão entregues, com destaque para as Escolas Estaduais e Particulares, sendo que também nesta cerimônia os dois projetos educacionais vencedores serão apresentados e premiados.
“É gratificante poder reunir a comunidade escolar, pais, famílias na Câmara para mais um “Paulo Freire”. É nosso dever, enquanto vereadores, sempre reconhecer, enaltecer e valorizar o trabalho dos professores, dos profissionais da Educação, bem como os alunos que se destacaram. O Prêmio é singelo, mas muito significativo para o Legislativo Municipal, bem como para as escolas rio-pardenses, que a cada ano se superam nos projetos apresentados, e sentem-se motivadas e apoiadas a continuarem suas melhorias neste complexo universo educacional”, concluiu o vereador Kocian, autor do Projeto de Lei que deu origem à premiação.
ESCOLAS E PROJETOS EDUCACIONAIS
EMEB “Profª Ada Parisi”: “Aprendendo com a cultura indígena”
EMEB Estação Fazenda Venerando: “Água Viva, terra segura: unidos pela preservação e prevenção nas áreas rurais”
EMEB Fazenda água Fria: “Guardiões da natureza: preservando nossa biodiversidade, solo, nascentes e prevenindo queimadas”
EMEB Sítio Novo: “Educação Ambiental: sustentabilidade e reciclagem na formação de crianças conscientes”
Creche EMEB Gilda Zanetti Mansano: “Pequenos produtores de horta orgânica” e “Plante uma árvore”
EMEB Júlio Possebon: “Da ludicidade à criatividade”
EMEB “Profª Stella Maris Barbosa Catalano”: “Diversidade: um mundinho para todos” e “VII Olimpíadas Stella Maris”
Creche EMEB “Profª Maria Helena Dessimoni”: “Viveiro harmonia quintal brincante”
EMEB Vinicio Spessotto: “Contação de histórias e estímulo à leitura”
EMEB São Judas Tadeu: “Viva melhor: brincadeiras ativas e alimentação saudável”
E.E. “Dr. Cândido Rodrigues”: “Banda Marcial E.E. Dr. Cândido Rodrigues”
ETEC “Profº Rodolpho José Del Guerra”: “Drogas, o legal é prevenir”
Colégio Lumen: “Passaporte da Leitura”
Colégio Unigrau: “Música em Família: o que nós somos juntos – Volume II” e “Vamos falar sobre doação de órgãos?”
Escola De Grau em Grau/COC: “Profissão em foco”
Sociedade Lar da Infância: “Hortinha do lar”
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar/Câmara Municipal