Quinze alunos do Ensino Fundamental II tomarão Posse como jovens vereadores dia 16
Texto: Natália Tiezzi
Na próxima quinta-feira, dia 16, às 19h00, no Plenário da Câmara Municipal será promovida a cerimônia de Posse dos 15 estudantes rio-pardenses, eleitos para desempenharem as funções de jovens vereadores no Parlamento Jovem, promovido pelo Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”.
Nesta segunda edição do ano, os alunos, de escolas municipais, estaduais e particulares, são estudantes do Ensino Fundamental II. A primeira edição do Parlamento Jovem ocorreu no primeiro semestre, com alunos do Ensino Médio.
Os 15 jovens vereadores eleitos assinarão o termo de Posse, farão o Juramento do Vereador e estarão aptos a exercerem as funções da vereança.
No dia 17 a programação do Parlamento Jovem inicia pela manhã, onde os 15 eleitos conhecerão as dependências da Câmara, acompanharão as rotinas dos servidores, além do processo legislativo. À tarde, 15h00, está marcada a Sessão Deliberativa, onde os jovens vereadores terão a chance de expor, debater e votar os Projetos de Leis desenvolvidos por eles.
O diretor geral da Escola do Legislativo, vereador professor Rafael Kocian classificou como ‘excelentes’ os Projetos de Leis desenvolvidos. “Os PLs surpreenderam pela relevância dos conteúdos, pela qualidade da redação e detalhes, mostrando que nossos jovens estudantes estão sim interessados na política e, além disso, empenhados em contribuírem com o desenvolvimento de nossa cidade nas mais diferentes áreas”, observou.
Entre os assuntos abordados, muitos voltados à Saúde, destacando “a necessidade de um profissional qualificado durante transporte e locomoção de pacientes para qualquer órgão da rede pública de saúde”.
Já na Assistência Social, a instituição do Programa voltado aos idosos do bairro Vale Redentor e adjacências, garantindo-lhes acessibilidade às tecnologias, com formações específicas.
Um dos Projetos de Lei propõe, ainda, a “Semana do Protagonismo Juvenil”, que incentiva a participação dos jovens na política, na cultura, e nas decisões relacionadas à educação da cidade, por meio de campanhas, projetos e palestras promovidas pelas escolas e pela prefeitura.
Já na área do Meio Ambiente, PL “dispõe sobre a obrigatoriedade da criação de um plano de enfrentamento das emergências climáticas, que garanta mitigação de impactos ambientais, a conscientização ecológica e atuação de governantes e população em prol do meio ambiente”.
A acessibilidade também se fez presente nos PLs apresentados, como o “que dispõe sobre alteração da Lei n° 5461, para obrigatoriedade na adequação e ou construção de sanitários com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais nos espaços urbanos públicos municipais”.
Outro Projeto de Lei prevê a “obrigatoriedade da intervenção de órgãos de segurança em qualquer ambiente da esfera pública ou estabelecimento comercial de alimentação e entretenimento, em casos de agressão ou abuso sexual de potenciais vítimas”.
A população terá acesso a todos os Projetos de Leis dos alunos, que serão compilados em revista eletrônica e disponibilizados no site da Câmara logo após a realização desta edição do Parlamento Jovem.
Todos também estão convidados à cerimônia de Posse e à Sessão Deliberativa do Parlamento Jovem.
CONFIRA OS 15 VEREADORES JOVENS ELEITOS, PARTIDOS E SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS
Apollo Miguel Balena Gaiardo Franciosi, da Escola Estadual Professora Sylvia Portugal Gouvêa de Sylos, do Partido do Planejamento Urbano
Danilo Henrique Leite Modena, da EMEB Professora Stella Maris Barbosa Catalano, do Partido do Esporte e Lazer
Eduarda Leoni da Silva, da PEI Escola Estadual Dr. Cândido Rodrigues, do partido da Saúde
Giovani Rosalin de Jesus, do Colégio De Grau em Grau/COC, do partido do Esporte e Lazer
Henzo Henrique Eusébio da Silva, da Escola Estadual Laudelina de Oliveira Pourrat, do Partido da Assistência Social
Isadora Bilon dos Santos, do Colégio Unigrau, do partido da Educação
João Gabriel Silvério Blumlein, da Escola Estadual Laudelina de Oliveira Pourrat, do partido da Assistência Social
José Henrique Poli de Faria, da Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro, do Partido do Meio Ambiente
Karolinne Gonçalves Francisco, da Escola Estadual Professora Stella Couvert Ribeiro, do Partido do Meio Ambiente
Lívia Diniz Campos, do Colégio Unigrau, do partido da Saúde
Luis Filipe Narci Minussi, da Escola Estadual Professora Sylvia Portugal Gouvêa de Sylos, do partido do Planejamento Urbano
Marco Antônio Tardelli da Silva, da PEI Escola Estadual Dr. Cândido Rodrigues, do partido do Planejamento Urbano
Maria Eduarda da Silva, da Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro, do partido da Segurança Urbana
Maria Eduarda Furlan Callegari, do Colégio Santa Inês, do partido da Educação
Pâmela Locatelli Mansano, da Escola Estadual Euclides da Cunha, do partido da Assistência Social.