CIDADEDESTAQUEPROFISSÕES

Rafael Capuano destaca um pouco da nova carreira na Fisioterapia

http://www.minhasaojose.com.br
Além de uma nova carreira, a Fisioterapia se tornou um grande complemento, uma verdadeira aliada à Educação Física, já que ele também é educador físico há 10 anos

Entrevista e Texto: Natália Tiezzi

“Ser capaz de ajudar os pacientes a superar suas limitações físicas e melhorar a qualidade de vida de cada um”. Esse é o lema, ou melhor, o principal objetivo de Rafael Capuano, um profissional que se destaca na Educação Física e, mais recentemente, vem ganhando espaço, inclusive sendo muito elogiado também na Fisioterapia, principalmente a Domiciliar.

A primeira formação dele foi em Ciências Biológicas pela FEUC, porém, anos depois, graduou-se em Educação Física, já que sempre se dedicou aos esportes desde criança. Como Educador Físico (Cref – 162403-G/SP) já são mais de 10 anos de atuação, principalmente em academia e ainda na AREPID, onde é professor e treinador da equipe paralímpica rio-pardense. Entretanto é na nova carreira como fisioterapeuta que Rafael tem se dedicado tanto quanto à Educação Física.

Graduado em Fisioterapia recentemente em 2024 também pela UNIP, (Crefito – 420261-F), ele vem se aprimorando em cursos complementares e de especialização, e hoje é um dos profissionais mais habilitados quando o assunto é Reabilitação Funcional, Ortopédica e Neurológica.

Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, Rafael contou um pouco sobre sua atuação nesta área, bem como sua dedicação e paixão também ao esporte paralímpico, e seus sonhos futuros na Fisioterapia, que incluem estudos mais aprofundados do Controle da Dor e Regeneração Articular, bem como uma Clínica de Reabilitação.

Além de uma nova carreira, a Fisioterapia se tornou um grande complemento, uma verdadeira aliada à Educação Física, onde Rafael atua com muita competência, atenção, mas sem deixar a simplicidade, o entusiasmo e a dedicação, marcas registradas de sua personalidade, que fazem a diferença em ambas carreiras.

Uma das maiores provas da importância do incentivo e profissionalismo dele foi com um paciente sedentário de 70 anos, provando que nunca é tarde para começar uma atividade física ou prevenir doenças através da Fisioterapia.

Confiram, abaixo, a matéria completa com Rafael e saibam mais sobre a Fisioterapia Domiciliar.

Capuano e um de seus alunos e atletas paralímpicos durante treinos

Minha São José: Rafael, gostaria que destacasse um pouco dos cursos específicos que possui nas áreas de Educação Física e esporte paralímpico.

Rafael Capuano: Na área de Educação Física (aperfeiçoamento técnico) possuo Especialização Core 360º – Fase 1 Treinamento de Base de Movimento e Fase 2 Treinamento de Movimento Avançado; Curso de Musculação com Estratégias para Emagrecimento; Curso de HIIT – Técnicas de Emagrecimento; Curso de Hormônios no Treinamento de Força e Curso de Crossfit; Já os específicos para trabalhar com deficientes tenho Especialização em Educação Física Adaptada; Especialização Petra Racerunning – Corrida para Deficientes com Paralisia Cerebral; ·Curso de Habilitação Técnica em Atletismo Paralímpico; Curso de Arbitragem em Atletismo Paralímpico; Curso de Futebol de 5 – Futebol para Deficientes Visuais; Curso de Natação Paralímpico; Curso de Vôlei Sentado Paralímpico; Curso de Bocha Paralímpico; Curso Judô Paralímpico e Curso de Halterofilismo Paralímpico. Também possuo MBA Executivo em Gestão Empresarial pela UNIFAE – Centro Universitário de São João da Boa Vista – INPG – Instituto Nacional de Pós-Graduação.

E quais suas especializações em Fisiopterapia?

Após a graduação passei a me dedicar aos cursos de Quiropraxia Clínica – Baseada em Evidencias Científicas; Dry Need e Controle de Dor; Acupuntura Auricular; Ventosa Terapia; Liberação Miofacial; Terapias Manuais; Bandagem Funcional e Esportiva – Kinesio Tape; Reabilitação Neurofuncional do Adulto com Enfoque no Pós-AVC e, como trabalho com Neuro, não poderia de deixar de me especializar no Pós AVC.

Qual foi seu primeiro trabalho na Educação Física?

No ano de 2016 fundei a O2 Funcional Fitness, onde sou sócio proprietário e atuo na área. Este primeiro sonho acabou se tornando um Centro de Emagrecimento e Condicionamento Físico e Reabilitação. Na Educação Física também atuo como Personal Trainer.

Fisioterapia Neurológica em ação junto a paciente

E quais são seus trabalhos voltados aos deficientes

Há anos me dedico também ao esporte paralímpico em Rio Pardo, onde sou Professor Treinador Paralímpico na Equipe AREPID, no Atletismo, e agora também atuo como Fisioterapeuta, uma grande alegria e satisfação poder aliar ambas profissões à qualidade de vida dos atletas paralímpicos.

E por que também optou pela graduação em Fisioterapia?

Fiz a opção de graduar-me em Fisioterapia para buscar mais conhecimento em cinesioterapia e poder prescrever o melhor tratamento, principalmente para as pessoas que necessitam de um atendimento especial como os grupos de hipertensos, cardíacos, idosos, neurológicos, ortopédicos, os deficientes físicos e outros.

Quais são seus trabalhos na área de Fisioterapia?

Na Fisioterapeuta Domiciliar, atuo na Reabilitação Funcional com idosos e deficientes físicos; Reabilitação Neuro Funcional – Deficientes com paralisia cerebral e Pós AVC Acidente Vascular Cerebral; Reabilitação Pós Operatório – Ortopédica, Reabilitação Cardíaca – Pós Infarto, Fisioterapia Esportiva, com Controle da Dor Muscular e Articular.

Como e em quais situações a Fisioterapia ajuda em seus trabalhos junto à Educação Física?

Tanto a Educação Física, quanto a Fisioterapia têm em comum o objetivo de melhorar a saúde e o bem estar de uma pessoa. Porém, suas abordagens e métodos de trabalho se diferem. A Educação Física é uma profissão que busca atender a uma necessidade em constante crescimento que é o mundo Fitness, sendo que as pessoas estão cada vez mais procurando as academias para se manter em forma e se livrar do sedentarismo através do esporte. Já a fisioterapia é uma área da saúde cujo o objetivo principal é Prevenir, tratar e reabilitar pacientes que apresentam disfunções musculoesquelética, neurológicas, cardíacas e respiratórias, com o intuito de reintegração desta pessoa na sociedade. A Fisioterapia e a Educação Física são área que possuem em comum o interesse pela atividade física como meio de promover a saúde e o bem estar dos pacientes. Eu acredito que ambas profissões reconhecem a importância da atividade física na manutenção, evolução e reabilitação dos pacientes.

Zezinho tem paralisia cerebral e Rafael acompanha seus treinamentos: “O impossível é desculpa para o desistente e desafiante para o vencedor”

Quais são seus espaços de trabalho atualmente?

Como Educador Físico, atuo na academia “O2Ffuncional Fitness” que está localizada na rua Campos Salles, nº 211 – Centro. Como Fisioterapeuta, atuo em domicílio, com reabilitação de patologias, pós operatório, controle de dor, fisioterapia esportiva e disfunções músculo-esqueléticas. O contato para agendamentos é (WhatsApp) 19 99108-1667.

O que é ser um bom educador físico e fisioterapeuta?

Em primeiro lugar, em ambas as profissões, o conhecimento técnico e domínio de métodos de ensino são essenciais; além de possuir habilidades e capacidade de comunicação, ter empatia e muita paciência para compreender as necessidades e limitações de cada paciente, e principalmente ter paixão em ajudar o próximo!

Há alguma história marcante que você já viveu como fisioterapeuta?

Todos os dias são dias de vitória, todos os dias são marcantes, pois todos os dias atendo pessoas diferentes, onde posso ajuda-las a desenvolverem suas atividades de vida da melhor forma possível, proporcionando a elas mais qualidade de vida. Tenho uma história de um paciente muito interessante: Idoso, 70 anos, vivia na poltrona da sala, com seu computador no colo, de pantufa e moletom. Já na primeira sessão encontrei grande resistência, pois não tinha o hábito de fazer exercícios.  Ele me disse: “Rafa, você acha que vai convencer um velho de 70 anos a fazer agachamento?” E lá se vão 5 anos de parceria. Hoje esse mesmo paciente encontra-se mais saudável, disposto, forte e feliz!

E para o futuro? Já existe algum projeto novo na área que esteja desenvolvendo?

Sim, estou realizando um Curso de Controle da Dor e Regeneração Articular, para atuar na Fisioterapia Ortopédica, visando melhores resultados nos Tratamentos de Tendinites, Artrite e Artrose, assim como uma clínica de reabilitação.

Para finalizar, quais são suas redes sociais para que todos possam segui-las?

As pessoas me encontrarão no Instagram – @dr.rafaelcapuano, Facebook –  Doutor Rafael Capuano, onde também divulgo meus trabalhos.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br