“Recanto Pastorinho” pretende implantar o Projeto Avançar e oferecer mais ações às crianças assistidas
Na tarde de terça-feira, 3, membros do Recanto Pastorinho estiveram na Câmara Municipal e participaram de Tribuna Livre, onde explanaram sobre o “Projeto Avançar”. O convite à participação foi de autoria do vereador Fernando Gomes.
Na ocasião estiveram presentes a coordenadora Ritiane do Socorro Viegas Martins, a presidente da Associação Nossa Senhora das Graças, Lucimar Maziero e a contadora Débora Aparecida de Faria.
Elas iniciaram a explanação com um vídeo mostrando um pouco do trabalho do Recanto Pastorinho, que já tem 10 anos de existência, e atende crianças e jovens entre 6 e 15 anos na região do bairro Paula Lima.
As três frisaram que neste período centenas de crianças e adolescentes foram assistidos pela entidade, sendo que atualmente atende cerca de 50 alunos com atividades culturais, socioeducativas, inclusive com algumas delas são oferecidas às famílias, já que o Recanto Pastorinho também objetiva a interação entre os familiares dos participantes.
Entre as diversas atividades proporcionadas, o trio observou as territoriais, de conscientização, que promovem a integração, difundindo o conhecimento acerca de vários temas, entre eles a preservação ao Meio Ambiente.
Especificamente sobre o Projeto Avançar, as representantes da entidade destacaram que, conforme o próprio nome, a proposta é que o Recanto Pastorinho progrida e possa oferecer mais atividades, oficinas, além de ações complementares e diversificadas, o que inclui algumas viagens e visitas, sempre com o intuito de agregar informações e valores ao trabalho que já é promovido.
“Além de viagens, como estamos planejando a zoológicos, por exemplo, gostaríamos de levar nossas crianças e jovens para conhecerem empresas locais, ao cinema, a espaços públicos que agreguem a todos, inclusive valorizando também nossa cidade para que futuramente eles possam auxiliar ao seu desenvolvimento, preservação, etc”, ressaltaram.
Elas mencionaram que a construção da sede e melhorias estruturais na entidade também fazem parte do ‘Avançar’, sendo que os projetos sobre as obras já estão concluídos e num futuro breve serão realidades.
As três expuseram, ainda, as receitas e despesas do Recanto Pastorinho, inclusive ressaltando os custos com o Projeto Avançar, e pediram o auxílio dos vereadores para que o mesmo seja colocado em prática, ou pelo menos parte dele, em 2024.
O vereador Fernando Gomes reiterou seu compromisso em auxiliar a entidade, salientando a importante colaboração da mesma na socialização das crianças e jovens, bem como das famílias assistidas, principalmente naquela região que tanto necessita deste apoio.
Outros vereadores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a entidade e também destacaram a importância do Recanto Pastorinho à sociedade.
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal